A comitiva de Presidente Prudente, composta pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) Mateus Ramos Grosso e o assessor especial Clayton dos Santos, esteve no último dia 2 de dezembro em Guarapuava para conhecer o um dos mais modernos sistemas de iluminação pública do Paraná. 

“Fomos conhecer o sistema de iluminação pública e aprofundar o conhecimento que eles desenvolveram para estabelecer uma Parceria Público-Privada para iluminação pública. É um contrato de longo prazo, que modernizou 100% dos pontos de iluminação LED da cidade, o que gera redução do valor da conta e torna o serviço muito mais eficiente. A intenção do município é de estabelecer um modelo semelhante”, explicou o secretário de Obras de Prudente, Mateus Grosso. 

Na ocasião, a comitiva foi recebida pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, um dos responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto da Parceria Público-Privada que possibilitou a troca das lâmpadas de sódio pelas de LED e a instalação de um sistema de inteligência artificial embarcada em toda a cidade.  

Conforme o secretário de Obras Mateus Grosso, a intenção é conhecer o sistema para investir na modernização da rede de iluminação de Prudente, que já tem mais de 40 anos de uso. Segundo ele, uma das prioridades da gestão do prefeito Ed Thomas é a busca pela eficiência financeira e energética nos próximos anos.

Durante a visita foram esclarecidas dúvidas sobre processo de implantação, custos e operação da Parceria Público-Privada, bem como, a respeito do suporte legal necessário para efetivar a parceria que envolve o poder público e a iniciativa privada.

 

 

 


Fonte: Secretaria de Comunicação