Na tarde desta quinta-feira (04/08), o prefeito Ed Thomas e a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Ana Paula Setti, recepcionaram os 138 novos bolsistas da quinta turma do Bolsa Trabalho, projeto que integra o Programa Bolsa do Povo, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente.

O encontro de boas-vindas aconteceu no início da tarde, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, localizado no Centro Cultural Matarazzo, e foi conduzido pelo assessor de secretaria da Sedepp, David Santos. Também participaram da cerimônia os secretários Municipais de Educação (Setec), Sirlei Oliveira, e de Comunicação (Secom), Geraldo Gomes, a servidora e gestora do projeto no município, Eliane Maria de Brito Souza, além da vereadora Miriam Brandão como representante da Câmara Municipal.

Na cerimônia, o bolsista Arlindo dos Santos, de 63 anos, o mais velho dentre os 138 desta turma, recebeu uma homenagem simbólica como forma de agradecimento e boas-vindas a todos. Seu Arlindo atuará na Escola Antônio Moreira Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

As autoridades presentes dividiram as histórias de seus primeiros empregos. Ana Paula Setti contou sobre sua experiência quando começou a estagiar. “Todos nós começamos com pequenos passos. Acreditem nas oportunidades, mesmos nas pequenas. A Sedepp está de portas abertas para recebê-los. Sejam todos bem-vindos”.

Sirlei Oliveira, secretária da Seduc, contou sobre seu primeiro emprego, ainda menor de idade, como empregada doméstica. “Tive certeza que não era aquilo que queria para minha vida e fui em busca de conhecimento e melhores oportunidades. Busquem conhecimento, a educação é a melhor arma para a transformação”.

O prefeito também dividiu com os bolsistas sua história no mercado de trabalho. “Cortei cana, fui entregador de frango e faxineiro na rádio Martinópolis, onde aproveitei as oportunidades e comecei minha carreira como radialista e profissional da comunicação. Todos vocês são capazes, são importantes e muito-bem vindos em nossa administração. A cidade precisa de vocês”.

Em conformidade com as regras do programa, os aprovados no processo de seleção atuarão nos serviços dos órgãos públicos, cinco dias na semana e com jornada diária de quatro horas, conforme o direcionamento municipal. Os 138 munícipes vão receber uma bolsa-auxílio de R$ 540,00 por mês, que será paga durante os cinco meses de programa. Além da bolsa, também serão oferecidos curso de qualificação profissional.

De 2021, quando foi iniciado o programa, até o momento, Presidente Prudente já contemplou 577 bolsistas.