Em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (03/08), a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), publicou o acordo firmado de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O acordo integra o processo de implantação do Sistema Córtex em Presidente Prudente, serviço de monitoramento por câmeras que proporciona interligação entre centrais de todo o país, pleiteado em Brasília por Ed Thomas e pelo secretário da Semob, Luiz Edson de Souza, em viagem realizada dia 23 de fevereiro deste ano.

Segundo Luiz Edson de Souza, a adesão ao sistema exige alguns processos, como a criação de uma lei municipal para tratar do videomonitoramento, que foi criada em abril por meio da Lei Nº 10.842/2022, disponível na edição do Diário Oficial do dia 8 de abril.

“A segunda etapa do processo é o termo de cooperação técnica, que demos andamento após a criação da Lei e que foi publicada nesta quarta-feira. Agora, a Semob vai iniciar os procedimentos técnicos para integrar a sua central de monitoramento à do Sistema Córtex”, detalhou o secretário.

O secretário explica que se retrata de um ganho considerável para a Segurança Pública de Prudente, já que o sistema é capaz fazer leitura de placas de veículos por meio de inteligência artificial e detectar, por exemplo, carros roubados, placas clonadas, indivíduos foragidos da justiça, num futuro muito próximo, não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo País por meio da integração.

“A integração do Sistema de Videomonitoramento de Presidente Prudente ao Sistema Córtex, Subordinado ao Mistério da Justiça do Governo Federal, é mais um avanço para concretização do monitoramento digital de Segurança Pública, que somará ao sistema Detecta, do Governo do Estado, ao qual a Semob já é integrada”, finalizou Luiz Edson.

O processo de integração entre o sistema de videomonitoramento da Semob e o Sistema Córtex levará alguns meses. A previsão é de que seja concluído até o fim de 2022.