Com o objetivo de conscientizar em relação ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta quarta-feira, dia 1º de Dezembro, haverá na Praça 9 de Julho uma ação de testagem gratuita do vírus HIV, das 8h30 às 14h.

Na Praça 9 de Julho, será montada uma tenda da Campanha Nacional Fique Sabendo, onde haverá testagem rápida de HIV, além de distribuição de folders e orientações em relação a prevenção das DSTs.

Na tenda será ofertado o teste convencional de HIV, que é feito com amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos.

A novidade é que aqueles não quiserem fazer o teste no local poderão levar para casa o autoteste, que é feito com fluido oral (saliva). O teste também aponta o resultado em até 15 minutos.

De acordo com a coordenadora do Programa DST Aids, a psicóloga Gláucia Tavares de Brito, o objeto desta ação é de tentar alcançar pessoas que tem dificuldade de buscar pessoalmente o serviço.

“A intenção é tentar desmistificar o teste, muitos têm receio, mas é importante esse monitoramento da saúde, que deve ser feito pelo menos uma vez ano. É uma prevenção e também um auto cuidado com a saúde”, explica.

Outra testagem de HIV será realizada no Senac, no dia 01/12, das 19h às 21h30 e no dia 02/12 das 8h às10h, 13h às 15h30 e das 19h às 21h30.

A ação é realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Quem não conseguir realizar o teste rápido no dia 1º de dezembro poderá procurar o Ambulatório Médico Municipal, especificamente no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O Serviço fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes nº 2357. Mais informações (18) 3221-1366. Horário de Atendimento para testagem HIV- 8h às 10h e das 13h às 15h. Não é preciso agendar.