Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao suicídio, lembrado no dia 10/09 por meio da campanha ‘Setembro Amarelo’, a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações relacionadas à data, que serão desenvolvidas durante todo o mês nas unidades de saúde do município.

Cabe lembrar que, no início do mês, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (02) a Lei nº 10.580/2021, sancionada pelo prefeito Ed Thomas, que visa implantar medidas de prevenção e alerta sobre a depressão e o suicídio nas escolas da rede pública de Presidente Prudente. O texto é de autoria do vereador Tiago Oliveira e vem ao encontro da programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio e outros temas relacionados à saúde mental.

De acordo com a equipe de saúde, o objetivo das intervenções é conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, alertar os principais sintomas da depressão, quais são os cuidados necessários da doença, e debater sobre a realidade da prática no Brasil. Além disso, também haverá palestras sobre o uso abusivo de álcool, drogas e medicações psicotrópicas.

Durante os trabalhos, serão realizados pelos alunos de enfermagem e psicologia questionários e escutas para a identificação de pacientes com comportamentos retraídos, como dificuldades para se relacionar; casos de doenças psiquiátricas, como transtornos mentais, de personalidade e de humor; ansiedade; esquizofrenia, entre outros sintomas. Ainda, também serão ofertados abraços por meio de uma cortina de plástico com mangas, respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Confira o cronograma das ações:

- Atividade alusiva na ESF III João Domingos Netto - Dia 23 de setembro das 8h às 12h. Participação da faculdade Fapepe e equipe multiprofissional de saúde;

- Atividade com painel interativo na ESF Humberto Salvador- Dia 17 de setembro. Participação do psicólogo Sidnei Guelfi integrante da equipe NASF, e farmacêutica Eliane Toldo;

- Atividade no Distrito de Montalvão- Palestras na recepção com acadêmicos de medicina da Unoeste e entrega de mensagens com número de apoio em visitas domiciliares;

- Atividades interativas nos bairros Maré Mansa, Jardim Leonor, Morada do Sol, Nova Prudente, Jardim Maracanã e Parque Alvorada.

Setembro Amarelo:

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que visa informar a população sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. Segundo dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% destes indivíduos de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente por meio de políticas publicas eficazes de prevenção do suicídio.

A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade. É preciso falar sobre o suicídio. (Colaboração- Isabela Gomes)