A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informa que tem início nesta segunda-feira (05/10), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, destinada a crianças de um a cinco anos incompletos, isto é, quatro anos, 11 meses e 29 dias, e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização das cadernetas. Esta é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ambas seguirão até dia 30 deste mês.

As campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

“As coberturas vacinais estão baixas, isso não é só em Prudente, mas no Brasil. Acreditamos que seja devido à pandemia e a falta de comprometimento dos responsáveis pelas crianças em levarem-nas à unidade. São vários fatores em conjunto que diminuem cada vez mais a cobertura. Tem mais de 30 anos que não há casos de pólio no país, mas em outros ela circula, ou seja, pode ter reintrodução, como tivemos do sarampo devido à baixa cobertura vacinal”, destaca Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

A supervisora ressalta que a Campanha de Multivacinação é o momento ideal para os pais e/ou responsáveis levarem as crianças e os adolescentes à unidade. “Tem vacinas que precisam de mais de uma dose e, às vezes, na caderneta de vacinação não consta nenhuma. Então este é o momento de levarem as crianças e os adolescentes para completarem esses dados. Temos mais de 20 tipos de vacinas na Rede Municipal de Saúde e todas são gratuitas”, pontua.

Paralelo ao início das iniciativas, a VEM comunica também que a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo segue até o dia 31 deste mês. Em Prudente, já foram administradas 9.445 doses da vacina tríplice viral em pessoas de 30 a 49 anos. Do montante, foram aplicadas 4.704 doses em pessoas de 30 a 39 anos, o que corresponde a 14,1% da estimativa de 33.224 munícipes nesta faixa-etária, bem como outros 4.741 adultos entre 40 a 49 anos, o que representa 14,6% dos 32.253 nesta idade.

Cabe lembrar que a Campanha de Sarampo foi prorrogada até 31 de outubro diante da necessidade de proteger o público-alvo em que a iniciativa ocorre de forma indiscriminada, ou seja, entre os adultos de 30 a 49 anos. Já entre as pessoas de seis meses a 29 anos, a vacinação ocorre de forma seletiva, isto é, para aquelas que não têm duas doses na caderneta de vacinação.