A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informa nesta quinta-feira (03/09) um novo balanço referente à Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, prorrogada até o dia 31 de outubro.

Ao todo, foram vacinadas 7.876 pessoas que pertencem ao público-alvo de 30 a 49 anos. Do montante, foram aplicadas 3.888 doses em pessoas de 30 a 39 anos, o que corresponde a 11,7% da estimativa de 33.224 munícipes nesta faixa-etária, bem como outros 3.988 adultos entre 40 a 49 anos, o que representa 12,7% dos 32.253 nesta idade.

Entre esta população, a vacinação é indiscriminada, ou seja, independente de quantas doses tomou, o munícipe tem direito e deve tomar a vacina.

A VEM informa ainda uma nova dinâmica na divulgação dos dados. De acordo com o órgão, antes os números eram preenchidos semanalmente em uma planilha. Já agora, seguindo orientação do Estado, os mesmos serão digitados diretamente no sistema do Ministério da Saúde de forma mensal e somente para faixa-etária indiscriminada, ou seja, não haverá mais divulgação dos dados de vacinação entre os bebês de seis meses aos jovens de 29 anos.

Com a alteração, a VEM comunica que novos balanços serão divulgados no final deste mês e de outubro.

Cabe lembrar que embora não haja divulgação dos dados entre os bebês de seis meses a 29 anos, este público-alvo pode continuar procurando uma das 27 unidades de saúde que contam com sala de vacinação. Para estes, a campanha é de forma seletiva, ou seja, a vacina só será administrada em pessoas que não tiveram duas doses na caderneta de vacinação.

Fonte: Secretaria de Comunicação