O cercamento com alambrado da área tombada como sítio paleontológico é executado nesta terça-feira (28/07) pela Prefeitura de Prudente. No terreno, localizado entre o Parque dos Girassóis e o Condomínio Residencial São João, foram encontrados fósseis de animais com cerca de 70 milhões de anos. Os trabalhos são executados pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos).

No local, seguem os trabalhos iniciados na última semana e que devem ser concluídos nos próximos dias. A próxima etapa é o calçamento no entorno da área. Os recursos para as melhorias no local são provenientes do FID (Fundo Municipal de Defesa dos Interesses Difusos).

O cercamento da área tem como objetivo garantir a preservação e proteção do local, para evitar que haja qualquer tipo de depredação do sítio paleontológico. As benfeitorias atendem ao Decreto N° 30.661, do tombamento em caráter definitivo das áreas municipais, com vestígios paleontológicos.

Com a preservação, a intenção é que no futuro a área possa se tornar um parque paleontológico, uma área que possa receber visitações técnicas de estudantes e de toda comunidade.

A ação visa preservar o local que é estudado por pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais por ser um sitio arqueológico de importância científica, dotadas de elementos geológicos, arqueológicos e paleontológicos.

A Prefeitura de Prudente também pretende futuramente estabelecer parcerias com instituições de ensino superior da cidade, para elaboração de estudos científicos no local.

O sítio paleontológico de Prudente já recebeu pesquisadores dos Estados Unidos, Argentina e do Museu de Paleontologia de Marília, além de estudantes das universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro.