A primeira etapa do programa de Consultoria teve início no dia 17 de junho, e até o momento já atendeu mais de 17 empresas, que apresentavam dúvidas e problemas pontuais, que quando resolvidos poderão melhorar muito os negócios de cada empresário, gerando resultados positivos para estes.

Segundo Luis Isique, consultor responsável por essa primeira etapa da consultoria, e parceiro da Fundação Inova, os principais pontos a serem trabalhados, até o momento, são o posicionamento digital e formas de realizar vendas no cenário atual de pandemia.

“Nesse primeiro momento estamos preenchendo uma planilha, que montamos a partir das respostas de três perguntas básicas sobre as empresas e sobre as necessidades delas”, explica Isique, “após isso nós vamos escolher um consultor específico para cada demanda”.

O consultor comenta que a maior demanda reconhecida são os posicionamentos digitais, portanto os consultores realizaram reuniões em conjunto, assim resolvendo os desafios de todos de forma conjunta.

“Algumas dicas básicas que não necessariamente necessitam esperar pelas reuniões específicas eu mesmo já estou apresentando”, destaca Isique, “são ideias simples, como a criação de páginas em redes sociais e parcerias com influenciadores da região, por exemplo”.

O diretor Presidente da Fundação Inova Prudente, Bruno Carnelóss, comenta que “diante desta difícil fase em que o mundo esta passando os empresários e empreendedores precisam de ajuda e principalmente formas inovadoras de como manter seus negócios ativos”. Ele ainda acrescenta que, “esse é objetivo do programa de consultoria da Fundação, gerar através das mentorias possíveis métricas e formas de manter o negócio ativo através de um corpo técnico muito bem qualificado”.

EXPECTATIVAS E RESULTADOS

José Roberto Negri é dono da Multi Filtros e purificadores de água, e já tem sua empresa em Prudente há anos. Segundo ele, os principais pontos da consultoria foram seus métodos de trabalhos, que necessitam ser aprimorados.

“Já nessa primeira interação com o Isique aprendi demais”, pontua Negri, “já estou procurando colocar em práticas as primeiras orientações dele, e estou muito animado para as próximas fases”.

O empresário ainda acrescenta que ao final da consultoria espera ter um aumento nos seus resultados nas mídias sociais e um e-commerce (comércio virtual) já em atividade.

Criadora da 2N Mídia, Mylenni Guerra Lima Sugui, presta serviços de web designer, como criação de interfaces, layouts, gerenciamento de redes sociais e website. Segundo ela, a decisão de participar da consultoria foi para “aprender sobre formas de contratos e pagamento de serviços, por via digital, e expandir ideias”.

Mylenni conta que suas expectativas foram superadas já nessa primeira fase dos atendimentos, e que está animada para dar continuidade ao processo. “Espero que ao final eu consiga implantar formas da minha empresa ser contratada virtualmente, bem como facilitar os meios de recebimento, para que possa atender o público de diversas cidades”, pontua.

Situada no Campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a Quitutes Saborosos, de Antonia Aparecida Martins da Silva, vem passando por alguns desafios por conta da Pandemia do novo Covid-19.

Segundo Antônia, ela inscreveu para o programa, pois devido ao cenário mundial, com o comércio fechado, o dinheiro não chega até seu bolso, ao contrário de suas contas. “Sou autônoma e prestadora de serviços para um pesqueiro, um Buffet Infantil além do quiosque na Universidade. Pela pandemia estamos todos sem trabalhar, sem condições de arcar com as responsabilidades financeiras”, destaca.

A empresária comenta que já está colocando em prática as primeiras dicas que recebeu a consultoria, e que está grata pela atenção da Fundação. “Tenho as melhores expectativa possíveis para quando terminar os atendimentos” comenta, “pois estou no ramo já alguns anos e nunca passei por isso. Estou desesperada com essa situação”.

Para iniciar seu negócio da maneira mais eficiente, Eva Aparecida Trombeta Correia, dona da Harmonia Padaria Glúten free, se inscreveu na consultoria para se guiar nessa nova empreitada. As expectativas da padeira estão sendo supridas, e espera melhorar sua visão no mundo dos negócios, assim aprimorar cada vez mais sua padaria.

Se sentindo um pouco inseguro na área profissional, Líceu José Colombo participa da consultoria para adquirir mais experiência no segmento de produção de eventos e marketing digital.

“Espero que no final da consultoria eu tenha mais engajamento, crescimento e entendimento do que é mais correto fazer, novos contratos, maior credibilidade e visibilidade”, comenta Líceu, “não vejo a hora de iniciar a segunda etapa”.