Professor Horácio Castro fala  de sua carreira como atleta e técnico da Semepp
menu Governo de Presidente Prudente

Professor Horácio Castro fala de sua carreira como atleta e técnico da Semepp

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Professor Horácio Castro fala  de sua carreira como atleta e técnico da Semepp

Memória Esportiva: Professor Horácio Castro

A Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp) realiza a série ‘Memória Esportiva’, que visa homenagear funcionários da pasta. Destaque de hoje é o técnico e professor Horácio Luiz de Castro e ex-atleta de futebol profissional. Ele tem 59 anos e é casado com Neusa Maria Bonfim de Castro, com quem tem três filhos – Pedro Henrique, Ana Carolina e Luciane Maria de Castro. Horácio é formado em Educação Física. Fez o primeiro ano na Unesp em São Carlos, passou um período da ACM – Sorocaba e terminou a faculdade na Inmespp Prudente, atual Semepp.

Sua carreira futebolística começou no Palmeirinha de Regente Feijó, em 1975. Depois em 79, foi para a base do Palmeiras em São Paulo, por onde ficou até os 21 anos, onde jogou a Taça São Paulo em 80. Depois se profissionalizou e foi jogar no Grêmio São Carlense de São Carlos onde disputou a o Campeonato Paulista, conhecida como intermediaria – A-2.

No ano de 1982, Horácio foi jogar no passou Ituano. Em 1983 passou pelo Jalesense e voltou no mesmo ano para São Carlos. Entre 84 a 86, jogou no Coritnthians de Presidente Prudente. Em 87 no União de Rondonópolis e encerrou sua carreira no Dracena jogando os anos 88 e 89 onde encerrou sua carreira aos 28 anos.

“Realmente essa fase como atleta de futebol foi maravilhosa, tive a honra de jogar em vários clubes profissionais, desde o Palmeiras, ao Corinthians de Prudente e São Carlense de São Carlos. Foram anos memoráveis onde eu joguei, fiz amigos, não posso reclamar de nada, só agradecer por esta carreira de atleta profissional”, contou Castro.

A partir daí, Horácio viveria nova fase. Ele chegou a trabalhar com vendas no ano de 90, mas foi em 91 que dava início a um novo trabalho como professor na extinta Amepp – Autarquia Municipal de Esporte, hoje Semepp e está até. São 29 anos dedicados, como técnico de futebol da Semepp foram muitas conquistas, sendo por 7 vezes campeão dos jogos regionais, campeão estadual Dentão em 2005. Em 2002 campeão estadual dente de leite; 2004 e 20917 vice campeão dos jogos da juventude e vice campão dos jogos abertos em 2012 em Bauru.

Paralelamente a este período, comandou como técnico o time profissional do Prudentino em 2003 e as categorias de base do Oeste Paulista Sub-20, Grêmio Prudente Sub-20 e Sub-17 e do Presidente Prudente Sub-20 em 2017, onde foi vice-campeão. Ele ainda jogou no futebol amador de Prudente, sendo campeão em algumas equipes entre elas o Goiás, Trans-Rizza, Chuveirão das Tintas e o São Paulo do Jardim Eldorado.

Atualmente, além das escolinhas da Semepp, Horácio trabalha com parceria com o Sub-20 do Presidente Prudente.

“Foi uma realização profissional porque continuei a carreira, realizei meu sonho que era de se tornar atleta profissional. Estou muito feliz pela minha trajetória de vida, seja pessoal e profissional. Digo a esses garotos que sonham em se tornar um vencedor. Tem que ter muita disciplina, dedicação, respeito, nunca desaminar, se esforçar, pois a concorrência é muito grande. Mas antigamente as oportunidades eram poucas, mas hoje temos escolinhas espalhadas pra todos os lados, são feitas várias avaliações. Então só dependente do atleta para chegar ao sucesso profissional”, contou Castro.

Horácio também não se esquece das pessoas que lhe estenderam as mãos. “Se hoje estou onde estou é porque muitas pessoas me ajudaram, me abriram as portas. Por isso sou muito grato, primeiramente a Deus e minha família, mas quero agradecer algumas pessoas, ao meu parceiro Luís Carlos Djalma aqui na Semepp, aos ex-diretores da Amepp, Gazbin (Antonio Gazabin dos Santos), Bufila ( Orlando Moretti); Natinho (Fortunatto D”Antonio Ronchi); ao Jackson Barros, Adolfo Padilha e ao nosso atual secretário de esporte Claudinei Quirino, enfim foram tantas pessoas envolvidas na minha vida profissional, mas esses que citei tenho um carinho muito especial”, finalizou Horácio.

Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas, campeonatos, escolinhas e demais eventos esportivos.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida
Autor: Cedida

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08