O Procon de Presidente Prudente informa o balanço do 1º quadrimestre de 2020. Neste período foram registrados 2001 atendimentos, dos quais, 35% foram feitos online pelo canais: site www.proconpp.sp.gov.br ou no e-mail procon@presidenteprudente.sp.gov.br.

De acordo com a coordenadora Thainne Santiago Olímpio, as maiores reclamações ainda são: serviços financeiros (como contratos e cartão de crédito); serviços essenciais (como telefonia móvel); produtos (vício, não entrega, demora na entrega). Houve aumento de 11% de reclamações sobre compra no comércio digital.

O atendimento pessoal foi retomado conforme Decreto Municipal 30.837/2020, das 8h às 14h. “No entanto, para garantir as medidas de prevenção há limite de 10 atendimentos diários. Isso porque visamos à saúde e segurança dos consumidores, que são direitos básicos conforme disposto no Código de Defesa do Consumidor”, explica a coordenadora.

“Muitas vezes o limite é atingido bem antes das 14h, por isso, o atendimento pessoal deve ser preferencialmente para àqueles que não têm acesso à internet. Os demais podem recorrer ao site www.proconpp.sp.gov.br e reclamar sem sair de casa, evitando o contato com outras pessoas”, detalha.

A equipe do Procon têm adotado todas medidas de proteção ao Covid-19, como higienização do local, exigência de máscara e entrada de consumidor sem acompanhante. Na sala de atendimento, apenas dois atendimentos simultâneos, por isso, o tempo de espera pode ser maior que a média.

A recomendação é que o consumidor busque orientações pelo telefone e site, e tente resolver a questão inicialmente com o fornecedor. “Deverá buscar o Procon apenas se o caso não for resolvido com a empresa. Ainda, é recomendado que prefira o uso das plataformas digitais”, finaliza a coordenadora Thainne Santiago Olímpio.