Teve início nesta segunda-feira (23/03) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Gripe. Segundo dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), de 12 mil doses recebidas pelo Ministério da Saúde, restam pouco mais de 400 vacinas em Presidente Prudente.

Diante do cenário, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, ressalta que essa não é uma realidade apenas de Prudente, mas de inúmeros municípios do país, sendo que alguns já não têm mais doses. Ela informa ainda que a previsão é que o Ministério da Saúde envie novas vacinas à cidade nesta quarta-feira (25).

“Orientamos que neste momento as pessoas evitem aglomeração nas unidades por conta de uma possível propagação de coronavírus [Covid-19]. Pedimos calma, pois a campanha seguirá até 22 de maio e não há motivo para pânico. Que as pessoas fiquem em suas residências e, se realmente, recebermos novas doses faremos uma ampla divulgação”, ressalta, reforçando ainda que a vacina é para gripe, e não para o coronavírus. “

Vale lembrar que neste ano o Ministério da Saúde adiantou a campanha, que historicamente ocorria em abril, em razão da pandemia do Covid-19. A primeira etapa, que seguirá até 15 de abril, é voltada exclusivamente aos idosos com mais de 60 anos e aos trabalhadores de saúde. Em Prudente, o primeiro grupo é composto 28.570 munícipes, enquanto o segundo por 8.941 trabalhadores.

Fonte: Secretaria de Comunicação