Após um período de férias de quase dois meses, essa terça-feira (04/02) foi o dia dos pequenos matriculados no Sistema Municipal de Ensino voltarem à rotina. Com a volta às aulas, muitos tiveram de acordar cedo, enquanto os estudantes do período vespertino ainda puderam aproveitar a manhã de folga.

Segundo a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), quase 19 mil alunos voltaram para as salas de aula em 64 escolas. Esses, com idades entre zero e dez anos, estão divididos entre os ensinos Infantil e Fundamental, AEE (Atendimento Educacional Especializado), além de estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A partir de segunda-feira (10), o número deverá aumentar, já que as atividades na Escola Municipal de Ensino Infantil do Parque Alexandrina terão início e atenderá 261 crianças de zero a cinco anos. “Tivemos um atraso na entrega da obra por falta de repasse do Governo Federal. Entretanto, não haverá perda de aulas, pois as mesmas serão repostas ainda neste mês, perfazendo o período de 200 dias letivos”, explica a Seduc.

Durante esta semana, que é a primeira de aula, as escolas passam por um período de adaptação. Dessa forma, o tempo de permanência dos alunos é reduzido nas unidades devido a preocupação na adaptação dos pequenos na retomada da rotina escolar após um longo período longe da unidade, bem como para que os educadores e professores possam realizar os atendimentos aos pais com o preenchimento das fichas de entrevista.