Governo de Prudente é representado no Congresso Brasileiro sobre Uso de Medicamentos
menu Governo de Presidente Prudente

Governo de Prudente é representado no Congresso Brasileiro sobre Uso de Medicamentos

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019

Governo de Prudente é representado no Congresso Brasileiro sobre Uso de Medicamentos

Médica da ESF São Pedro foi convidada pelo Ministério da Saúde para palestrar no evento

O Governo de Presidente Prudente esteve representado durante o VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, que teve como tema ‘Desafios e perspectivas para o Uso Racional de Medicamentos na Prática Interprofissional’.

O evento registrou a participação de aproximadamente mil pessoas, que puderam participar de mesas redondas, oficinas, cursos, talk-shows, apresentações de trabalhos, mostra de saúde, arte e cultura e espaços de práticas integrativas e complementares em saúde. Durante o Congresso, os principais eixos abordados foram: medicalização da sociedade, resistência antimicrobiana, segurança do paciente e assistência de acesso no uso racional de medicamentos.

Na oportunidade, a médica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sulamita Gandia Gregory, que atua há 20 anos na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do São Pedro, foi convidada pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, explanou no evento sobre os ‘Indicadores para Implantação e Monitoramento do Uso Racional de Medicamentos em Serviços de Saúde’.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Uso Racional de Medicamentos (URM) tem como definição: uso da medicação certa para a clínica, incluindo dose adequada, período adequado e menor custo.

Ainda segundo a OMS, estimativas revelam que em todo o mundo, mais da metade de todos os medicamentos prescritos, dispensados ou vendidos, são de forma inadequada, ou seja, aproximadamente 50% dos usuários não os utilizam de forma correta.

As ferramentas consideradas pré-requisitos para o URM são: Implementação da LLME (Lista Local de Medicamentos Essenciais ), uso de medicamentos com o nome genérico, Formulário Terapêutico Nacional, formação de recursos humanos voltados para o gerenciamento do uso de medicamentos, campanhas educativas.

O Congresso teve como objetivo orientar, propor ações estratégicas para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde, Política Nacional de Assistência Farmacêutica e Política Nacional de Medicamentos.

Vale lembrar que um Comitê de URM foi criado em 2006, sendo que, desde então, já realizou seis congressos e produziu publicações como: ‘Cartilha Sobre o Uso Racional de Medicamentos’ e ‘O Uso de Medicamentos e Medicalização da Vida’.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Cedida

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08