“O Centrinho não cuida apenas de 173 alunos, mas de famílias. É uma política pública consolidada”. A fala do prefeito Nelson Bugalho, proferida na manhã desta quarta-feira (27/11), na Inova Prudente, foi em comemoração aos 20 anos do Centro de Avaliação e Acompanhamento (CAA), mantido pelo Governo Municipal por meio da Seduc (Secretaria Municipal da Educação).

Ainda em sua fala, o chefe do Executivo parabenizou todos os profissionais que colaboraram para construção do Centrinho ao longo dos seus 20 anos de atuação. “Se conseguirmos, e temos conseguido, melhorar o aprendizado das crianças para que tenham uma melhor perspectiva de aprendizado, então tudo valeu a pena”, comemorou.

A diretora do Departamento de Gestão da Educação Fundamental da Seduc, Roseli Furlan, que representou a secretária da pasta, Sônia Pelegrini, definiu o Centrinho como um lugar histórico, jovem e de muitas lutas, conquistas e soluções. “Ajudamos as crianças a melhorar em questões difíceis muitas vezes até mesmo para as famílias. Dessa forma, a Seduc reconhece o valor de cada profissional que atua no espaço”.

Já o promotor aposentado da Infância e Juventude, Luiz Antônio Miguel Ferreira, afirmou ter uma relação pessoal com o Centrinho e pontuou acreditar que os idealizadores não imaginaram que após 20 de atuação haveria comemoração ao trabalho do órgão.

“Isso é uma política pública que faz com que caminhemos para uma educação de qualidade. É um trabalho para que a criança seja compreendida no seu todo e assim possa se desenvolver. Temos que parabenizar, comemorar e dar atenção especial a essas políticas”, enalteceu Luiz.

Além de um vídeo emocionante que contou a atuação do Centro de Avaliação e Acompanhamento, incluindo relatos de famílias, as representantes da equipe do Centrinho, Ariádine Ferrigato Gonçalves (terapeuta ocupacional), Luciana Padilha (assistente social) e Fabiane Salomão (psicóloga), prestaram homenagens aos profissionais e algumas personalidades importantes ao órgão, como o professor Eustásio de Oliveira Ferraz, ex-secretário de Educação.

Presente no evento, Eustásio disse ter sido uma surpresa a homenagem. “Um fato que presenciei no Centrinho foi quando os profissionais me perguntaram se poderiam fazer uma festa de aniversário para cada criança. Quando os professores passavam a mão na cabeça dos alunos que nunca tiveram uma festa, a vida aflorava em seu coração. Isso é transformar a palavra em ação. Da palavra, fez a ação e age constantemente em prol das crianças”, disse.

Também no evento, o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Irineu Aliprando Viotto Filho, o Tuim, fez questão de prestar homenagem aos 20 anos de fundação do Centrinho. “Quando cheguei em Prudente, em 2008, fiquei surpreso em saber que havia um centro de trabalho e valorização da criança. O órgão promove melhoria na condição de vida e aprendizagem das crianças”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com lançamento do livro ‘Interdisciplinaridade e Educação: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano – Contribuições para uma Educação para Todos’

Além das profissionais já citadas, integram ainda e equipe do Centrinho Luciana Bento, psicóloga; Paula Mieco Koizumi, fonoaudióloga; Marice Fernandes e Luciana Gomes, psicopedagogas; bem como Célia Gomes, Jeni Felizardo, Aparecida Tiosse e Deonilda Martins de Almeida, que formam a equipe de apoio.