O professor da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente, Itamar Xavier, vem desenvolvendo uma grande missão junto às crianças do Programa de Educação Integral Cidadescola: construir um mosaico com um milhão de tampinhas, cuja iniciativa está programada para os dias 13 e 14 de dezembro.

A ação será em referência ao Natal e em homenagem aos funcionários da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis). Além disso, integra o Projeto ‘Lixo que fala’, que contribui tanto no ensino da arte, mostrando que é possível fazer grandes obras com qualquer tipo de material, quanto para a reflexão e discussão sobre questões ambientais.

Em relação ao mosaico, o professor conta que “é uma atividade que mostra que é preciso ter persistência pra conseguir algo, pois estamos desde o começo do ano passado arrecadando essas tampinhas”.

Ele ainda acrescenta que já fizeram duas tentativas, sendo a primeira com 200 mil tampinhas e a segunda com 400 mil. “Ambas são recordistas nacionais, as maiores do Brasil, e foi necessário persistência para continuar tentando. Agora, de fato, acredito que vamos quebrar o recorde mundial”, relata.

Para construção do mosaico, estarão presentes voluntários de diversas igrejas, estabelecimentos comerciais, universitários e as crianças do Cidadescola. Embora haja pessoas confirmadas, todos que quiserem ajudar podem participar.

Por fim, o professor informa que até o momento foram arrecadadas mais de 800 mil tampinhas. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta até 10 de dezembro.

Serviço – As doações poder ser feitas na Inova Prudente, na Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, Jardim Itaipu, cujo telefone para mais informações é o 3909-9110; na Igreja Nova Jerusalém, na Rua Fernão Dias, 691, Vila Santa Tereza, no 3903-7765; ou na Escola Municipal João Franco de Godoy, no Navio, na Rua Dr. Francisco Morato de Oliveira, 365, Jardim Paulista, no 3222-6511. (AI/Inova Prudente)