Todos os dias, as escolas municipais desenvolvem projetos e experiências ricas em aprendizagem e diversidade para os alunos. No entanto, essas práticas ficam restritas àquela comunidade escolar, não sendo divulgadas e valorizadas como deveriam.

Pensando nisso, o Governo do Município de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, elaborou o projeto Boas Práticas Pedagógicas, com o objetivo de reconhecer, divulgar e promover os resultados das práticas educacionais desenvolvidas no ambiente escolar, que contribuíram para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem da escola, valorizando os professores, educadores e gestores.

E na noite do dia dos professores (15/10), foram apresentados os cinco melhores projetos – entre os mais de 50 inscritos – em uma cerimônia solene, embalada pela arte do projeto Camerata, do Maestro Luizão, e até com recital de poesias pelo professor Anderson Pelegrini.

Na categoria ‘Berçário/Maternal’ foi premiada a Escola Municipal Krisan Martin, com o projeto ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade, elaborado pelas educadoras Dayane, Keila, Marianne, Regina, Roselaine e Tâmala.

Já no segmento ‘Pré-Escola’, foi contemplada a EM Clotilde Veiga de Barros com projeto ‘Quanto me sinto....Falando Sobre Sentimentos’, de autoria da professora Rosicleia Moreno Leal Gonçalves.

Em ‘Ensino Fundamental’ foram duas escolas vencedoras: EM Giseli Dalefi, com o projeto ‘Alimentação Saudável’ de Veruska Zampieri. E a EM Rui Carlos Vieira Berbert, com o projeto Robótica. O autor é o professor Jorge José da Silva.

Por fim, na categoria ‘Cidadescola / EJA’ foi selecionada a EM João Franco de Godoy, com o Projeto ‘Lixo que Fala’, do Programa Cidadescola, cujo autor é o professor Itamar Xavier.

O processo de avaliação foi sigiloso (projeto foi analisado sem nome da escola ou do profissional envolvido) e imparcial, a fim de apurar de maneira mais técnico/pedagógica e justa.

Cada projeto selecionado foi contemplado com um tablet para o profissional e uma televisão de 55 polegadas para a escola. Toda premiação foi generosamente doada por empresas parceiras, entre elas a Unimed Presidente Prudente, Associação comercial e empresarial de Presidente Prudente, SICOOB, Energisa e Empresa Mackison.