O aluno João Pedro de Oliveira Dias, do CAC – Casa Aprendiz Cidadão, tem 20 anos, trabalha como frentista e já concluiu o ensino médio. Ele foi um dos participantes da abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada nesta quarta-feira (18/9) no Centro Cultural Matarazzo.

“Gostei muito da palestra sobre a segurança no trânsito e acho que o que falta mesmo para os motoristas é consciência sobre o perigo de beber e dirigir, de falar ao celular, dirigir segurando latinha, cometer abusos e não respeitar a legislação. Isso é o que a gente mais vê dos motoristas prudentinos e isso precisa ser corrigido”, disse o estudante.

E este é um dos objetivos da Semana Nacional de Trânsito, campanha destinada a conscientizar a população para um trânsito mais seguro realizada pelo Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O tema deste ano é ‘No Trânsito o Sentido é a Vida”, e a programação conta com várias ações como blitze educativas, Projeto Na Pista Certa, palestras, ações de conscientização em bares e em faixas de pedestres, entre outras.

O evento no Matarazzo contou com a participação do coordenador da campanha, Mário Marcus Meira da Costa, do Secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Lúcio Cardoso, do capitão Welligton Hennis, do vereador Geraldo da Padaria. Alba Lucena, Izaque Silva e Elza do Gás enviaram representantes.

O evento foi aberto com a apresentação de dez alunos da Oficina de Violão do Projeto Aquarela.

O vice-prefeito, Douglas Kato disse durante a abertura que devido a um acidente de trânsito ficou tetraplégico e deu um importante recado aos mais jovens. “Eu tinha 19 anos quando me acidentei, foi um erro que não tem volta. A gente quando é jovem acha que pode tudo, que nenhum mal vai nos atingir e que a gente aguenta ficar sem dormir e dirigir. Por isso é importante que vocês se conscientizem, respeitem a legislação de trânsito e acima de tudo, nunca combinem bebida e direção”, disse.

O secretário de mobilidade urbana lembrou que a semana está sendo organizada com várias parcerias. “A educação no trânsito começa na base e hoje tem muitos adultos que conhecem as leis mas não se conscientizam e por isso temos acidentes. Estamos investindo em sensibilizar as crianças , focando as escolas para que possamos ter ações mais conscientes e um trânsito melhor e mais seguro”, disse o secretário.

O cabo Antônio Marcos Cremonesi realizou palestra durante o evento e falou sobre as principais infrações de trânsito cometidas na cidade.

A programação da Semana Nacional de trânsito é a seguinte

19/09 - Blitz educativa em pontos a definir (veículos) realizada pela Polícia Militar

19/09 – das 9h às 17h Projeto Cidade Mirim – Escola Triedro

20/09 – às 9h Palestra para alunos da Fatec (Polícia Rodoviária)

20/09 - 9hs às 16h Projeto Cidade Mirim Escola Maria Regina Dal Poggetto Ribeiro

21/09 – 9h às 12h Campanha em faixa de pedestre no centro, com participação Semob, Grupo Escoteiros, Sest,Senat.

21/09 - 21h – Conscientização nos bares e lanchonetes (bebidas) Semob, Polícia Militar, Sest, Senat.

23/09 –turmas às 9h e às 14h - Palestra e Cidade Mirim Associação Bathel Brasil Novo

24/09 - Escola Fátima Falcon- Palestras abordar ciclismo com segurança

25/09 – 9h- Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalin Pasqualini (COHABÃO) Palestra de conscientização Valorização da vida Profissional CFC – A Aproximadamente 200 Idosos

25/09 – 09h às 16h – Projeto Cidade Mirim na Escola Mário Peretti