Prudente recebe certificado de qualificação para Selo Programa Município Verde Azul
menu Governo de Presidente Prudente

Prudente recebe certificado de qualificação para Selo Programa Município Verde Azul

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Prudente recebe certificado de qualificação para Selo Programa Município Verde Azul

Presidente Prudente é um dos municípios paulistas que busca a certificação no Programa Município Verde Azul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). Nesta quinta-feira (11/07), o secretário municipal do meio ambiente, Wilson Portela, representou o prefeito Nelson Bugalho, em Bauru, na entrega do certificado de qualificação para municípios paulistas.

O evento contou com as presenças do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazeta e do coordenador do Programa, José Walter Figueiredo, além do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O programa é do governo do Estado de São Paulo em parceria com as cidades e trabalha a elaboração e a execução de políticas públicas visando ao desenvolvimento sustentável nos municípios do Estado.

A qualificação é considerada pelos interlocutores municipais participantes do Programa como um “simulado” para certificação, que ocorre ao final de cada ano. O município envia aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, que foram baseadas em ações ligadas às dez áreas avaliadas pelo programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

Atualmente, o programa conta com 638 dos 645 municípios do Estado que são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Os municípios participantes ganham a logomarca da certificação para agregar valor e utilizar nas transações comerciais de seus produtos.

Participaram do evento a coordenadora municipal do programa, professora Eliana Junqueira e o coordenador adjunto, Marcelo Costilho. O evento, realizado no campus da USP de Bauru, contou com a participação de 164 gestores de todo o estado de São Paulo, selecionados para receber o certificado de qualificação.

"É a primeira vez que o governo de Presidente Prudente conquista esta qualificação. Estamos concorrendo para receber o selo. E um trabalho que envolve todas as secretarias e uma das prioridades do prefeito Nelson Bugalho, pois é o reconhecimento do esforço de todos para uma gestão sustentável", disse o secretário.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Bete Gasperi
Autor: Bete Gasperi
Autor: Bete Gasperi
Autor: Bete Gasperi

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08