Campanha Antirrábica terá início dia 29 deste mês; CCZ será posto fixo de vacinação
menu Governo de Presidente Prudente

Campanha Antirrábica terá início dia 29 deste mês; CCZ será posto fixo de vacinação

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Campanha Antirrábica terá início dia 29 deste mês; CCZ será posto fixo de vacinação

O Governo Municipal, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), inicia no dia 29 deste mês, e até 3 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Presidente Prudente. Ao todo, serão 82 postos de vacinação espalhados pela cidade, além de um fixo na sede do órgão durante toda a iniciativa, sendo este das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h. A estimativa deste ano é que 22 mil animais sejam imunizados contra a doença. No ano passado, foram 21.120, sendo 18.774 cães e 2.346 gatos.

A novidade deste ano, é que no site Prudente Digital, no link: http://www.prudentedigital.com.br/vacineseucao, o munícipe pode inserir o bairro em que mora e, por meio de ferramenta de georreferenciamento, será indicado o posto de vacinação mais próximo de sua residência. Ao clicar no ícone da seringa, será exibido o endereço, bem como o dia e horário de vacinação naquele local. Caso seja necessário, o morador poderá clicar ainda na opção ‘ir até o local’ para que seja traçada uma rota de como chegar.

Durante a campanha antirrábica, será realizada também chipagem dos cães e coleta de sangue de alguns animais para que o CCZ avalie a situação de leishmaniose nos bairros de Prudente. Já a orientação aos moradores da zona rural, é que liguem no órgão, no 3905-4220, e façam um pré-cadastro para que o Centro de Zoonoses se programe e promova a vacinação nas proximidades das residências dos bairros rurais, o que será feito conforme solicitações. Aos tutores com mais de dez animais, o pedido é que também liguem para agendar a visita domiciliar.

O CCZ orienta que a vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos três meses de idade, com reforços anuais. “Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, assim, animais com qualquer alteração clínica, por exemplo, diarreias, em tratamento ou convalescendo de doenças ou cirurgias devem aguardar a recuperação. Água e ração podem ser oferecidos normalmente antes e após a vacinação”.

O órgão solicita ainda que ao levar o animal ao posto de vacinação, “é imprescindível que os cães sejam conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo, sendo que cães bravos, de qualquer raça, devem utilizar focinheira adequada”. “Por sua vez, os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. É importante que o proprietário do animal leve a carteirinha de vacinação”, acrescenta.

Serviço – Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses, no 3905-4220. O órgão fica na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08