A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), informa que haverá arrastão neste sábado (07/06), das 8h às 12h, na área 7 de Presidente Prudente. A iniciativa contemplará os bairros Humberto Salvador, Augusto de Paulo, Monte Rey e Watal Ishibashi.

A supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, comunica que os agentes das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) estão percorrendo os bairros entregando folhetos para que os moradores não se esqueçam de retirar todos os recipientes que podem acumular água e servir para proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Além disso, Elaine diz que carro de som também circula pelos bairros anunciando o arrastão. Já as agentes da VEM, percorrem as escolas municipais da área entregando bilhetes às crianças para que os mesmos cheguem aos responsáveis pelos pequenos. “Estamos adotando várias medidas para que não falte informação sobre a ação aos moradores”, pontua.

Assim como nos anteriores, neste, a orientação é que os munícipes descartem os materiais na calçada. Ainda assim, os agentes entrarão no quintal do morador com saco de lixo apontando todo recipiente que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito.

O agente não irá recolher lixo da casa do morador, mas sim apontar o que pode servir para que o mosquito se prolifere. “A intenção é eliminar tudo que serve como criadouro para diminuirmos a infestação. Esperamos o apoio de todos”, conclui Elaine.