Prossegue até esta quarta-feira (21/08) no Hotel Terra Park, em Pirapozinho, o segundo encontro do ‘Ciclo Formativo do Currículo de Educação Integral’ promovido pela Undime/SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação), por meio do Centro de Referência de Educação Integral em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Segundo a secretária municipal de Educação de Prudente, Sônia Maria Pelegrini, estão reunidos neste segundo encontro, de quatro que estão programados, 60 técnicos formadores que atuam nas secretarias municipais de Educação de 187 cidades que compõe a macro região da Undime/SP.

Ela explica que Presidente Prudente foi um dos três polos escolhidos do estado de São Paulo para participar do Ciclo, que trabalha a educação na sua integralidade.

“A proposta é que independente do tempo que a criança fique na escola, que a gente trabalhe a educação na sua integralidade. Quem está realizando este processo é o Centro de Referência de Educação Integral, que tem experiência no Brasil todo”, afirmou a secretária.

“Nossa proposta é que os municípios discutam quais metodologias são possíveis para pensar nas crianças como um todo. Refletir sobre o processo, trajetória de aprendizagem das crianças e como se pode aproveitar e trabalhar o território ao qual elas pertencem. É uma experiência ímpar, porque o que estamos discutindo é o aluno como um todo e não só o seu processo cognitivo”, completou.

As formações estão sendo ministradas pelas formadoras Natacha Costa e Juliana Sartori do CREI e ainda com participação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação que atuam na gestão do Programa de Educação Integral do município.

Também participam a diretora do departamento de Gestão do Ensino Fundamental, Roseli Furlan, o supervisor de Ensino, Ronaldo Barnabé, as coordenadoras do Programa de Educação Integral Cidadescola, Valdirene Rosa e Tatiane Quatrolha Taketsuma, e a coordenadora pedagógica Simone Deak.

No primeiro dia do encontro, ocorrido nesta terça-feira (20), o grupo de participantes assistiu às apresentações musicais com alunos do Cidadescola. Estudantes da Oficina de Canto Coral com alunos da Escola Municipal Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues também realizaram apresentações

Nesta quarta-feira, as apresentações foram realizadas pelos alunos das escolas municipais Professor Ivo Garrido e Professora Carmem Pereira Delfim, sob o comando do Professor e Maestro Luizão.

.