A educação municipal de Presidente Prudente conta com duas estratégias para atender a Política de Educação Integral em Tempo Integral no ensino fundamental: o Programa Cidadescola, que atende alunos no contraturno escolar desde 2010, e a EMEIPP, implementada em 2024.

Dentro da estratégia da Política de Educação em Tempo Integral e com o objetivo de promover uma experiência educacional mais abrangente, com currículo enriquecido, ampliação do tempo de atendimento escolar, desenvolvimento profissional continuado, entre outras melhorias, o Cidadescola ampliou as parcerias e colaborações no ano letivo de 2024.

Como exemplo de novas parcerias, é possível citar a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), que agora oferece aos alunos as modalidades de judô e natação. A iniciativa teve início no dia 23 de abril com a Escola Municipal Odette Duarte da Costa e atenderá também os alunos de outras quatro escolas.

O Cidadescola atende atualmente 2.300 alunos, divididos em 92 turmas, em 31 escolas de Ensino Fundamental no contraturno escolar, com uma oferta diária de aproximadamente três horas e meia de atividades. Estas atividades são categorizadas em cinco macrocampos principais: acompanhamento pedagógico, cultura e arte, esporte e lazer, ciência e tecnologia, e meio ambiente.

Atualmente, o Cidadescola tem parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, ACAE, AABB Comunidade, Projeto Guri, Unoeste, Instituto Edespp/Unimed, Sesi Vila Real, Sesi Furquim, CAT/Sesi, Sesc Thermas e Sebrae.