Dia D da vacinação contra pólio e sarampo tem 19% de coberturaGoverno de Presidente Prudente
Presidente Prudente é bom viver aqui
Fale Conosco

RSS Notícias

Dia D da vacinação contra pólio e sarampo tem 19% de cobertura

Segunda-feira, 6 de Agosto de 2018

Dia D da vacinação contra pólio e sarampo tem 19% de cobertura

A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo foi iniciada neste sábado (04/08) em Presidente Prudente e todo o Estado de São Paulo. Apenas no município, foram aplicadas 2.050 doses contra a pólio (19,7% do público-alvo) e 2.020 contra o sarampo (19,5% do total).

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, a adesão foi relativamente baixa neste Dia D, mas ela explica que a campanha nacional só tem início oficial nesta segunda-feira (04/08), ou seja, ainda há tempo para os pais imunizarem seus filhos.

“O estado optou por antecipar a campanha neste ano, mas os trabalhos seguem até 31 de agosto em todas as nossas UBSs e ESFs [Estratégias de Saúde da Família]”. Para receber a dose basta comparecer com a carteira de vacinação e um documento da criança nos postos.

A poliomielite está eliminada no Estado de São Paulo desde 1988, quando houve o último caso, no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente), ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.

A circulação endêmica de sarampo foi interrompida no Estado no ano 2000 e não há casos autóctones. Casos esporádicos ocorreram eventualmente desde então, relacionados à importação do vírus de várias regiões do mundo onde ainda o controle da doença não foi atingido. Em 2018, por exemplo, São Paulo registra dois casos confirmados, importados da Ásia Ocidental e do Rio de Janeiro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Versão para impressão Imprimir

Últimas Notícias

acesso rápido

Pesquisa


Mais Acessados

Destaques

Denúncia CCZTelefones Procon

Fale com a Prefeitura

Canal direto para você entrar em contato e tirar dúvidas, solicitar informações, etc...

Encontre-nos



MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081
Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400
CNPJ: 55.356.653/0001-08