Na manhã desta segunda-feira (27/06), o prefeito Ed Thomas inaugurou o novo prédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Regional de Presidente Prudente, que foi transferido para a Avenida Coronel José Soares Marcondes, 706, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do supervisor do Cerest, João Raphael Catalan, do vice-prefeito Izaque Silva, da secretária Municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas, do presidente da Câmara, Demerson Dias, da vereadora Joana D’arc, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Valdinei Wanderley da Silva, da interlocutora de Saúde do Trabalhador do DRS 11, Edmárcia Munhoz Correa Coelho, além dos servidores que atuam no local e do secretariado. A vereadora Miriam Brandão foi representada por sua assessora.

O supervisor do Cerest, João Raphael Catalan, agradeceu a todos que contribuíram e se empenharam pela transição do local e valorização do trabalhador.

De acordo com a secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, a nova sede do Cerest foi escolhida com base em vários fatores, considerando principalmente a qualidade do atendimento ao paciente, além da economia ao município. “Espaço confortável ao servidor e agradável a quem busca o atendimento. Estamos felizes com mais essa conquista”, declarou.

O vice-prefeito ressaltou sobre a humanização, que é um dos princípios da atual gestão: “O prédio proporcionará conforto e qualidade. Parabéns a todos os envolvidos”.

Por fim, Ed Thomas mencionou sobre o trabalho que o Cerest promove não só a Prudente, mas a toda região. “A saúde do trabalhador precisa de atenção especial, principalmente neste período de pós-pandemia. As pessoas merecem ser cuidadas com dignidade. Parabéns a todos os servidores que aqui atuam e se dedicam ao atendimento de trabalhadores de toda a região”, concluiu Ed.

Sobre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)

O Cerest, apesar de ser um serviço prestado por meio da Prefeitura de Presidente Prudente, atende a de todos os 45 municípios que integram a Diretoria Regional de Saúde da 11ª Região (DRS-11), especializado no atendimento à Saúde do Trabalhador, tanto da esfera pública quanto privada, ativo ou desempregado, para promoção e prevenção, tendo como principal objetivo ser suporte técnico e matricial para a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS.

O atendimento parte da análise da enfermidade desencadeada no ambiente de trabalho, ou em decorrência dele, com foco no fator que a originou.

De acordo com o supervisor do Cerest, João Raphael Catalan, o serviço da regional Prudente foi articulado com base na necessidade dos municípios que são atendidos. “Somos pioneiros e destaque em atendimentos de fonoaudiologia, com teste de audiometria voltada para o diagnóstico de perda auditiva em decorrência de ruídos e distúrbios da voz relacionada ao local de trabalho”, contou.

O serviço também conta com fisioterapeuta para diagnóstico do nexo causal, psicólogo que atua com transtornos mentais relacionados ao trabalho, técnico em segurança do trabalho para trabalho efetivo de soluções de problemas, vigilância e prevenção de acidentes e auxiliares de enfermagem para a escuta especializada junto ao paciente.

Os profissionais assistidos pelo Cerest são encaminhados pelas unidades de saúde, onde o paciente já recebeu algum tipo de atendimento prévio e percebido que a doença ou o acidente sofrido tenha relação com o ambiente de trabalho.