SAS participa do XII Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Mulher
menu Governo de Presidente Prudente

SAS participa do XII Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Mulher

Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

SAS participa do XII Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Mulher

A secretária Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente (SAS), Clélia Tomazini, participou da abertura do XII Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26/11), no auditório da Fundação Inova, realizado pela Rede Mulher, que é composta pela SAS, Poder Judiciário, Ministério Público, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Conseg, Delegacia de Defesa da Mulher e Polícia Militar. 

O evento também contou com a presença da coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Silmara Mendes, da tenente-coronel Renata Fassina, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, das delegadas Daniela Marrey Sanchez e Denise Akagui Simonato, da Delegacia de Defesa da Mulher, da advogada e membro da Comissão da Mulher da 29ª Subseção da OAB, Aline Fernanda Escarelli, e da vereadora Miriam Brandão.

Segundo Clélia, as discussões abordadas são de tamanha importância para o enfrentamento à violência contra a mulher. “Estamos aqui reunidas com profissionais que, infelizmente, lidam com essa realidade diariamente. Essa vivência é capaz de contribuir para que políticas sejam viabilizadas em prol de ações de combate e enfrentamento”, declarou a secretária.

Na programação do Fórum, Elizabeth Soares Pinheiro Lourenção, assistente social do Ministério Público, explanou sobre a Rede Mulher Prudente.

A defensora pública Giovana Devito dos Santos Rota, coordenadora Regional da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, palestrou sobre a contribuição cultural, educacional, social, política, das mulheres negras e sobre defesa da diversidade e da equidade racial.

Vanessa Zorzan, que é promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, com atuação na área criminal, abordou o novo tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

Por fim, a psicóloga Brenda Raven Cavalcante Araújo Mercurio fez a apresentação do Fluxo de atendimento da Casa Abrigo Regional às representes dos municípios integrantes do projeto.

O evento também contou com a exposição artística ‘Black Light’, confeccionada por alunos e professores das escolas E.M.E.I.F. Governador Mario Covas, Sesi e Escola Estadual Professora Mirella PesceDesidere.

Dados sobre a violência contra mulher, segundo a Rede Mulher:

 

Diariamente, no Brasil são registrados, em média, 730 casos de lesão corporal dolosa, enquadrados na Lei Maria da Penha;

 

A cada 30 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil;

 

No primeiro mês da pandemia da Covid-19, em 2020, houve um aumento de 9% nos registros de casos de violências contra a mulher;

 

Também em 2020, primeiro ano da pandemia, a Polícia Civil registrou um aumento de 5,6% no número de solicitações de medidas protetivas pelas vítimas de violência doméstica e familiar à justiça do Estado de São Paulo. Entre abril de 2020 e março de 2021, foram registrados 47.017 pedidos, entre solicitações física e online, contra 44.513 entre abril de 2019 e março de 2020;

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo, que concentra todos os pedidos feitos e distribuídos nos fóruns, também registrou aumento nas solicitações de medidas protetivas de urgência no último ano. O salto foi de 66.451 pedidos entre abril de 2019 e março de 2020 para 67.921 entre abril de 2020 e março de 2021. 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan
Autor: Mariana Padovan

Outras notícias

Unidades Administrativas
Acesso Rápido
Últimas Notícias

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08