A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou na noite desta última quarta-feira (20/10) o VIII Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE). O Programa Saúde na Escola tem como foco “tecer caminhos da intersetorialidade” entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos profissionais e estudantes da Rede Pública de Educação Básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Neste ano a programação teve início com a fala inicial da secretária municipal de Educação, Professora Joana D’arc Patrício do Nascimento e em seguida as palestras programadas para o evento que foram mediadas pela educadora de saúde da Seduc Professora Me. Selma Alves Freitas Martin.

O seminário proposto preconiza reflexão com os profissionais da educação municipal, quanto aos cuidados com a saúde mental e a prevenção aos diversos tipos de câncer. Orientar e refletir sobre a necessidade de tratamentos de rotina por meio das consultas e exames preconizados pela saúde, evitando agravamentos em saúde pública. E em atenção ao Eixo III do PSE   (Formação de profissionais de saúde e educação), refletir junto a profissionais de educação sobre “Saúde da Mulher: Reflexos da pandemia de COVID-19 no cuidado de saúde mental e prevenção de câncer”.

No público participante estiveram reunidos de forma online equipe Técnica da Seduc composta pela Coordenação de Gestão Educacional, Supervisores, coordenadoras pedagógicas, equipe do Centro de Avaliação a Acompanhamento – Centrinho, equipe do Serviço de Ações Complementares à Educação - SACE, Gestores, Professores, Educadores infantis e professores Articuladores, professores de educação física, profissionais do Programa de Educação Integral Cidadescola e equipes de apoio escolar da rede municipal de Educação, reunindo uma média de 1200 participantes.

1º Tema: Cuidados de saúde da mulher na pandemia: protocolos de prevenção do câncer de mama e útero.

Dra. Raquel Von Ha Rodrigues – Médica Mastologista – Oeste Saúde – Presidente Prudente – SP.

2º Tema: Saúde mental: reflexo de possível violência de gênero vivenciada durante a pandemia de Covid 19.

Profissional: Prof.ª Dra. Eliane Rose Maio – Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Maringá- UEM.