Com a reativação da Horta Municipal de Presidente Prudente pelo prefeito Ed Thomas, o local ganhou vida e está em pleno funcionamento com a primeira produção orgânica de alimentos prestes a serem colhidos. Nesta terça-feira (21/09) o secretário do Meio Ambiente, Fernando Luizari esteve no local para conferir o plantio das hortaliças.

Desativada desde 2018, a Horta Municipal recebeu o primeiro plantio de verduras no dia 13 de agosto, após a revitalização feita pela Semea a pedido do prefeito Ed Thomas para a retomada dos trabalhos. Além da produção de alimentos, o local também será um uma importante ferramenta de educação com espaço destinado a educação ambiental.

De acordo com o secretário da Semea, Fernando Luizari Gomes, com os cuidados e conservação que resultam no rápido crescimento das hortaliças, a produção que será colhida nos próximos dias será destinada aos serviços prestados pela administração municipal, como merenda escolar e entidades parceiras.

A revitalização da horta municipal foi executada graças uma importante parceria com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), com investimento na ordem de R$ 220 mil, entre cursos, compra de equipamentos e insumos.

A horta foi toda readequada, com novo sistema de irrigação, a fiação elétrica e revitalizamos o poço semi-artesiano. O trator e os maquinários também foram revisados e revitalizados. A retomada da Horta Municipal era uma das prioridades do prefeito e da Secretaria do Meio Ambiente.