O prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva realizaram na manhã desta terça-feira (01/06) o lançamento da Semana Municipal do Meio Ambiente, que contou com o plantio de Ipês brancos no Memorial às Vítimas da Covid-19, na área verde localizada ao lado da Praça da Juventude e da UBS da Cohab, em Presidente Prudente. O ato contou com homenagens aos familiares das vítimas da Covid-19 e das vereadoras Joana D’Arc, Miriam Brandão e Nathália Gonzaga, além de assessores dos vereadores Mauro Neves, Thiago Oliveira e do deputado estadual Mauro Bragato.

O prefeito Ed Thomas ressaltou a importância da homenagem neste local que servirá de paz para eternizar a memória das vítimas da Covid-19 em Prudente. Estiveram presentes familiares de funcionários da Prudenco, que perderam a vida em decorrência da Covid-19.

Ed Thomas lembrou que o memorial é um projeto solicitado pelas famílias através da iniciativa da vereadora Joana D'Arc, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) que realizou o plantio dos Ipês e a revitalização do local.

A viúva Lúcia Rodrigues Ferreira, 63 anos, agradeceu a criação do memorial. Ela perdeu o esposo Pedro Ferreira da Silva, 62 anos, motorista da Prudenco, que faleceu no dia 27 de maio vítima da Covid.

As filhas do varredor da Prudenco, José Augusto da Silva, 67 anos, Solange e Simone, fizeram homenagem ao pai. "Para nós representa um conforto, pois como varredor ele sempre prezava pela natureza e amava o trabalho que fazia" revela a filha Solange.

De acordo com a vereadora Joana D'Arc, autora da iniciativa, “o memorial será uma lembrança eternizada pelas famílias, com ipês brancos em um local que trará muita paz e reflexão”. A vereadora destacou que a iniciativa teve o apoio das famílias, do jornalista Sinomar Calmona, da professora Leila Toledo e arquiteta Isabella Taguti, que perdeu o avô com Covid. “Esse memorial irá trazer conforto às famílias através deste ato simbólico”, disse a arquiteta.

Ed Thomas destacou que o plantio integra a Semana do Meio Ambiente, que visa à preservação do meio ambiente com ações de Intervenção urbana para conscientização do descarte irregular do lixo, campanha de recolhimento de óleo cozinha com galões espalhados pela cidade, dentre outras ações.