Segue até esta segunda-feira (30/11), a programação do 2º Enfoco (Encontro de Formação Continuada) do Sistema Municipal de Educação de Presidente Prudente. Promovido pelo Governo, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o evento tem como objetivo compartilhar com toda a comunidade escolar o material da Matriz Curricular, construído coletivamente pelos profissionais da educação municipal.

“Esse texto já foi discutido por pequenos grupos nas escolas e agora estamos discutindo todos os textos e áreas de conhecimentos com todos os profissionais do Sistema Municipal de Ensino”, reforça Sônia Pelegrini, secretária de Educação.

Nesta segunda edição, conforme Sônia, é promovida a conclusão do texto do currículo. “Assim, a intenção é que até o término da programação do Enfoco, que teve início no dia 17 deste mês, tenhamos até duas lives por dia com todos os grupos que escreveram o texto do currículo nas diferentes áreas, sendo Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Arte, enfim, para que todos os professores e servidores das escolas tenham conhecimento sobre o mesmo”.

A secretária acrescenta ainda que o Enfoco é uma formação para que cada profissional da escola esteja totalmente ciente dentro da sua etapa de educação o que será trabalhado no conteúdo. Além disso, ela informa que foram convidados especialistas para falarem a importância de cada uma dessas áreas, “pois os professores do Sistema Municipal de Ensino são polivalentes e trabalham todas as áreas de conhecimento”.

Conforme Sônia, o currículo escolar de Prudente tem como objetivo trabalhar os conhecimentos científicos na escola, e não apenas os mínimos. “Estamos propondo conteúdos além da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Paulista. Não estamos trabalhando com conteúdos mínimos, porque acreditamos que as crianças prudentinas podem aprender mais que isso. Este é o grande objetivo deste trabalho, a formação continuada de todos os professores, educadores, gestores e demais servidores das escolas”, ressalta.

Vale lembrar que no ano passado, a primeira edição do Enfoco ocorreu de forma presencial, no Campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), e reuniu mais de 1.500 profissionais ligados à Seduc. Neste ano, em razão da pandemia, toda programação é realizada de forma online.

Para este ano, foram convidados os seguintes professores doutores: Lígia Márcia Martins; Juliana Pasqualini, da Unesp de Bauru; Sílvia Pereira Gonzaga de Moraes, da UEM; Marcos Vinícius Francisco, da Unoeste e UEM; Ângela Massumi Katuta, da UFPR; Cláudio Félix dos Santos, da UESB; Paulo César Raboni, da Unesp Prudente; Patrícia Mertzig, da Unoeste; Maria Amélia Dalvi, da UFES; Tiago Nicola Lavoura, da UESC; Maria Cláudia Saccomani, da UFSCAR; Célia Regina Silva, da UEMG; Thiago Xavier de Abreu, da UEPG; e Régis dos Reis Silva, da Unicamp.

Fonte: Secretaria de Comunicação