A Sesau (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), realizará neste sábado, das 8h às 12h, na área 4 de Presidente Prudente, a intensificação das ações de prevenção e combate as endemias e escorpiões.

Neste sábado, a ação contemplará os bairros Parque e Vila Furquim, além do Jardim Itapura I. A iniciativa consistirá em um questionário que será feito junto aos moradores a fim de ter pleno conhecimento sobre o que eles sabem e como agem em relação à separação de resíduos, doenças originadas em consequência do lixo, quais animais são atraídos, quais os impactos causados pela disposição inadequada de entulho, quantas pessoas da residência já tiveram dengue, entre outras questões.

Contando ainda com a entrega de um kit com folhetos informativos sobre os sinais e sintomas da dengue e da leishmaniose, bem como com os endereços dos Ecopontos para descarte correto de resíduos, a ação tem como objetivo orientar a população quanto às medidas de controle do Aedes Aegypti e escorpiões, reduzir o número de criadouros do mosquito nas residências e de ambientes que propiciem a proliferação de escorpiões, entre outros.

Além disso, a ação contará com a participação da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento Econômico) e Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente). Dessa forma, haverá recolhimento de todo tipo de material, incluindo recicláveis que estiverem separados, com exceção da coleta de entulhos.

Além disso, junto ao trabalho realizado com os caminhões, os agentes da VEM promoverão o BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), que consiste em apontar aos moradores todos os recipientes que possam acumular água e servirem como criadouros do Aedes Aegypti, cujo mosquito é transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Cabe ressaltar que este é um projeto piloto que contemplará toda a área 4 de Prudente. Com mapeamento pré e pós-realização da iniciativa, e dependendo dos resultados surtidos, a mesma poderá ser estendida para todas as áreas da cidade. Além dos citados, a ação conta ainda com parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).