Com quase 1,8 mil atendimentos, a central Telessaúde completou 90 dias de funcionamento. O serviço oferecido pela Prefeitura, por meio de parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), presta orientações à população sobre o coronavírus, a Covid-19, por meio de chamadas telefônicas, WhatsApp e e-mails. O trabalho é realizado diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 8h às 20h.

Nos últimos dias, a quantidade de atendimentos aumentou significativamente, fato que pode ter sido motivado pela rápida progressão da doença na cidade e região, conforme pontuam os professores da Unoeste e coordenadores do Telessaúde, doutores Larissa Sapucaia Esteves, do curso de Enfermagem, e Ricardo Beneti, da Medicina. Cabe ressaltar que até esta quarta-feira (24), quando o Telessaúde completou 90 dias, Prudente registrava 441 casos positivos da Covid-19, mais que o dobro do registrado há 11 dias, quando o município tinha 200 confirmações.

“Os atendimentos têm sido voltados ao esclarecimento dos testes rápidos que estão sendo realizados pela Sesau e outras instituições. A população possui muitas dúvidas sobre o procedimento e com o aumento de casos na cidade a doença ficou cada vez mais próxima, o que tem gerado muitas dúvidas e angústias. Em virtude da Covid-19 estar adentrando as casas, é fundamental ensinar a população a como realizar o isolamento domiciliar, além das questões que envolvem os testes”, ressalta Larissa.

A doutora Larissa conta que o serviço, até o balanço desta quarta, atendeu 1.120 ligações e 670 contatos via WhatsApp. A média de idade é de 51 anos, sendo 69% mulheres e 31% homens. As orientações mais frequentes (60%) estão relacionadas a vacinas, consultas, exames, receitas de medicamentos, Centro de Triagem, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), dente outras.

Já Ricardo, que é pneumologista, explica que além da retomada de uma maior quantidade de procura pelo serviço, também se notou uma mudança no perfil das dúvidas. “Nos últimos 10 dias temos percebido um padrão de atendimento mais voltado para pessoas realmente sintomáticas, com suspeita ou até confirmação da Covid. Acreditamos que este fato se deve a uma maior incidência de novos diagnósticos neste período e, claro, traz preocupação”.

Ele ressalta que o número de atendimentos desde o início e o fato de que o Telessaúde recebe contatos repetidos, isto é, a mesma pessoa procura pelo atendimento mais de uma vez, “mostra que a iniciativa traz um efetivo auxílio ao serviço presencial, fundamental neste momento de pandemia, ainda mais considerando uma infecção com alta taxa de contagiosidade e a necessidade de manter as pessoas em distanciamento social, especialmente aquelas dos grupos de risco”.

Serviço – Os contatos do Telessaúde são: (18) 3229-1290, (18) 99639-2713 e no e-mail: duvidascovid19@unoeste.br. (Colaboração – AI/Unoeste)

Fonte: Secretaria de Comunicação