A Semepp (Secretaria Municipal de Esporte) realiza uma séria de matérias em homenagem aos profissionais que atuam ou já passaram pela pasta. Desta vez o homenageado é o professor Edvaldo Benedito de Brito, conhecido carinhosamente por Dito, que trabalha com as equipes da Melhor idade da Semepp.

Ele casado com Alice Christina Vaz Ibanhes de Lima Brito, com quem tem um filho, Arthur Ibanhes de Lima Brito. Dito é formado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente. Formado em 1986

Como atleta, ele faz parte das escolinhas de Formação Desportiva da AMEPP (Voleibol e Futebol), e jogou futebol na equipe Júnior de Futebol do Corinthians de Presidente Prudente. Representando a cidade, ele disputou os Jogos Regionais em Itapeva em 1985 na modalidade de Futsal.

Na Amepp (Autarquia Municipal de Esporte) ele ingressou no dia 1º de março de 1988, onde trabalhou com a escolinha de Futebol no Rio 400, Jardim Regina e Vila Iti.

“Fui técnico das equipes de Futsal de Presidente Prudente por seis anos , com melhores conquistas sendo duas vezes 3º colocado nos Jogos Regionais de Osvaldo Cruz e Dracena e quinto colocado no Jogos abertos de Presidente Prudente. Comecei a trabalhar com a Terceira Idade em 1998 a convite do Professor Paulo Lima e desde de então, defendemos o município de Presidente Prudente em todos os Jogos Regionais e Finais Estaduais do Idoso no estado de São Paulo como também em diferentes eventos realizados no Estado de São Paulo. Neste período, Prudente nos Jogos Regionais do Idoso de 24 edições fomos campeões em 20 e segundo lugar em 3 e terceiro em 1”, contou Dito.

O professor da Semepp fala da sua gratidão por algumas pessoas. “Tenho muita gratidão à Secretaria de Esportes, primeiramente ao Professor Aparecido Lourenção que me convidou para trabalhar com escolinha de futebol pois me conhecia da faculdade e assim eu iniciei com Senhor Gine Arteiro que nos aconselhou a fazer um concurso público para a Prefeitura e assim me efetivei no cargo. A todos os Secretários de Esporte que passaram pelo cargo, os Coordenadores, colegas professores e funcionários em geral da Secretaria onde tenho muitos amigos e por final a todos os alunos que já passaram e passam pelo nosso caminho como professor aprendendo e nos ensinando muitas coisas a todos meu muito obrigado”, reconheceu o professor da Semepp.

Paralelamente a Semepp, Dito também é funcionário estadual da secretaria estadual de esporte, e é o atual Diretor Regional de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Ele fala um pouco desse trabalho na secretaria estadual.

“Em 1995 entrei como concursado na Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo onde desde então trabalho na Organização de eventos Esportivos a nível Estadual e até Nacional. Já estive a frente de vários eventos a nível Estadual sendo o mais importante e marcante foi a Chefia dos Jogos Abertos do Interior que foi realizado em São Bernardo do Campo em 2017. Hoje me encontro com Diretor Regional da Diretoria de Esportes de Presidente Prudente onde sou responsável pela Região Esportiva, que engloba as Inspetorias Regionais de Adamantina, Dracena, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau. O Esporte move as emoções de milhões de pessoas e poder trabalhar e desenvolver os diferentes esportes e eventos no interior de São Paulo é muito gratificante”, contou.

Sobre qual o conselho daria para uma pessoa ser um vencedor na carreira e na vida ele responde:

“Para vencer a pessoa tem que ter coragem de enfrentar as adversidades que irão surgir durante o caminho, ter honestidade, responsabilidade, respeito para com os companheiros de profissão e principalmente tratar com cordialidade e delicadeza as pessoas que te cercam. Uma certa vez nos Jogos Regionais de Araras um professor me deu alguns conselhos que sigo até hoje. Se você estiver em um furacão (Briga, reunião, discussão), se você estiver dentro você não poderá dar seu parecer pois você faz parte dele e só enxergará a sua frente, sai do olho do furacão e você enxergará tudo e poderá tirar suas conclusões. Elogie em público de as broncas ou corrija no particular. A vida nos coloca em uma gangorra um dia você estará por cima e no outro por baixo, respeite e seja cordial com todos que você encontrar nas duas posições. Agradeço ao assessor da Semepp Marcos Chicalé (responsável por elaborar as matérias em homenagem aos servidores da Semepp) por dar a oportunidade de falar um pouco da minha trajetória em vida pois esta é a melhor forma de reconhecimento ao trabalho, que um profissional faz em sua carreira. Você demonstra mais uma vez ser um profissional correto e sensível a tudo o que passa no esporte Prudentino”, finalizou Dito.

Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), segue com suas atividades suspensas.