Com o objetivo de oferecer experiências para crianças e jovens, permitindo o compartilhamento de ideias construtivas, soluções tecnológicas, envolvimento com outras culturas e muito entretenimento, a Inova Prudente está apoiando a escola My Robot (que também possui uma unidade de Presidente Prudente), responsável pelo “International Youth Robot Competition IN BRAZIL – IYRC 2020” em suas fases municipais de 2020.

A IYRC é uma competição mundial de robôs para crianças e jovens, que proporciona uma experiência única através de inúmeras modalidades de competição e atividades para o desenvolvimento científico e social. Podem participar crianças com a idade mínima de 06 anos e máxima de 18 anos, sendo necessário a inscrição pelo site http://iyrconline.com.br/#about até essa sexta-feira (29/05).

Os jogos requerem habilidades simples de raciocínio e motoras, que permitem que haja uma disputa justa. São duas eliminatórias, a regional e a internacional. Durante a etapa regional, que será online para manter a segurança dos competidores devido ao período de pandemia, a primeira parte consiste nas seleções municipais, que é dividido em três fases:

Primeira (1 jogo): O MySafeZone é um shooter, onde você controla um personagem que combate vírus. Sua pontuação é determinada pelo número de vírus que você derrotou e também a quantidade de dias que conseguiu se manter não infectado e sem acabar suprimentos

Segunda (5 jogos): O primeiro é o Shooter (Atirador) - O objetivo é destruir os aviões inimigos e evitar ser atingido, quanto mais aviões inimigos derrotar e mais tempo conseguir sobreviver maior sua pontuação

O segundo é o Lagarto - O objetivo é controlar ele e conseguir comer o máximo possível evitando ser pego pelos gatos, quanto mais comer maior a pontuação.

O terceiro é o dos Doces - você controla as alavancas de uma linha de produção e tem que decidir quais chocolates são aprovados e quais não, fechar a alavanca se o chocolate estiver com a embalagem errada, e abrir ela se estiver certo. O máximo de doces que você decidir certo, será sua pontuação.

O quarto é o clássico Genius - Você tem que repetir a sequência de cores mostrada e a mesma vai aumentando a cada rodada, o máximo de sequência que conseguir sem errar é sua pontuação.

O quinto é o do carro - você controla um carro e tem que evitar bater nos obstáculos, chegar o mais longe possível determina sua pontuação.

Terceira (1 jogo): É um jogo infinito de corrida, inspirado em subway surfers ou jogos do tipo, o personagem corre sozinho e você jogador tem que ir desviando dos obstáculos para aumentar sua pontuação.

Após essa classificatória online, os participantes serão frequentemente informados sobre as datas das etapas presenciais, assim que se retorne à normalidade e cumprindo as diretrizes que forem definidas pelos órgãos competentes com relação ao contato social.

A Etapa ‘Municipal’ presencial está prevista para acontecer no mês de novembro de 2020 na Fundação Inova Prudente e terá Premiação para os Primeiros colocados.

Lembrando que a inscrição é gratuita e deve ser feito até sexta-feira pelo site: http://iyrconline.com.br/#about.

Histórico

O evento começou na Malásia em 2017, onde o Brasil foi representado pela direção da My Robot brasileira junto às autoridades locais e organizadores do evento, conquistando a chancela em trazer a competição para o território nacional.

A partir dessa conquista, em 2018 foi realizada a primeira edição Internacional da IYRC na cidade de Leme – SP, que reuniu 846 alunos da rede pública municipal, 111 alunos de escolas particulares, além da presença de pais, responsáveis, educadores e autoridades locais, totalizando aproximadamente 4500 pessoas em dois dias de evento.

Em 2019 foi a vez de Piracicaba – SP sediar a segunda Etapa Nacional da IYRC IN BRAZIL, que contou com 22 escolas de várias regiões do Brasil e chegou à incrível marca de 1100 alunos participantes.

My Robot

A My Robot é a maior escola de robótica e programação do mundo e foi criada para atender pessoas de 5 a 105 anos com cursos especiais para cada faixa etária. A escola auxilia no entendimento, domínio e fluência nas tecnologias da Era Digital. Além disso, são desenvolvidas competências e habilidades, os soft-skills, do século XXI, como criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas, organização, inteligência emocional e resiliência.