Para diminuir os casos de Leishmaniose Visceral Canina, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou nesse sábado (15/02) o terceiro plantão do ano no bairro Vila Nova Prudente, onde compareceram apenas 24 tutores e 36 cães.

De acordo com o CCZ, o plantão na Vila Nova Prudente teve número abaixo do aguardado, já que nos dias que antecederam o mutirão foram visitadas 51 residências do bairro, que receberam o comunicado do plantão.

Com isso, a expectativa era de receber pelo menos 90 animais para que fosse feita a chipagem e coleta de sangue para exame de leishmaniose. Segundo o CCZ, os proprietários de 27 imóveis, que foram visitados e não compareceram ao plantão com seus animais serão notificados, para irem até o órgão, para realizar o procedimento. Caso não compareçam, poderão ser autuados.

Para controle da doença, o CCZ busca desenvolver plantões e estratégias juntamente com outras secretarias e pede a colaboração dos munícipes.

Feira de Adoção – Também no sábado, o CCZ realizou a primeira Feira de Adoção de Animais deste ano, no estacionamento do Makro Atacadista. Conforme balanço, foram doados 12 cães e um gato.

O órgão informa que ainda existem cães e gatos no CCZ. Para realizar a adoção responsável, basta ir à sede do Centro de Zoonoses, localizada na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O telefone para mais informações é o 3905-4220 ou o 3905-2156.

Fonte: Secretaria de Comunicação