menu Governo de Presidente Prudente

Ações da Semana Estadual Contra Dengue envolvem grupos de idosos e equipes de ESF

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020

Segue até esta sexta-feira (14/02), a Semana Estadual de Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti. Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulga o cronograma das ações que serão realizadas até o último dia da iniciativa, que será encerrada com a ‘Faxina Contra o Mosquito’.

Nesta quarta-feira (12), das 8h às 9h, em parceria com o grupo da Melhor Idade do Jardim Everest, haverá coleta de materiais inservíveis no entorno da quadra poliesportiva, nas proximidades do antigo CT (Centro de Treinamento) do Grêmio Prudente. Já em conjunto com as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) do João Domingos Netto, terá mutirão de limpeza no bairro no período matutino.

Na quinta (13), o grupo da Melhor Idade da Vila Iti recebe a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da VEM, que proferirá orientações sobre prevenção e eliminação de criadouros. Já na sexta, além do convite para faxina em toda cidade, haverá ações com os grupos da Melhor Idade do Parque Shiraiwa e Ana Jacinta, das 8h às 9h.

“O objetivo desta campanha é mobilizar a população para que livre os seus ambientes dos criadouros potenciais do Aedes aegypti de forma que consigamos reduzir ou desacelerar a transmissão da dengue durante o período de verão. A ideia é que todos os cidadãos eliminem e adequem todos os recipientes, tanto nas residências como nos ambientes escolares, de trabalho e lazer”, pontua Maria Clara Sahu, educadora de saúde da VEM.

Ela informa ainda que como não há caminhões disponíveis para a Semana Estadual, é importante que o cidadão faça toda adequação possível, como limpeza de bebedouros de animais, vedação de ralos e caixas d'água, irrigação adequada de plantas, colocação de detergente em ralos e sifões, limpeza de calha, esvaziamento de lajes, entrega de pneus nos Ecopontos, entre outras atitudes.

“É importante também que não haja descarte materiais inservíveis, entulhos eletrodomésticos, móveis, entre outros em terrenos baldios, calçadas e áreas públicas. Para esses casos, a Prudenco [Companhia Prudentina de Desenvolvimento] conta com o ‘Cata Treco’, que pode ser acionado pelo 3906-3001”, conclui.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08