A Secretaria Municipal de Saúde por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizará neste sábado (15/02), o terceiro plantão do ano para chipagem e coleta de sangue de cães, para diagnóstico de leishmaniose visceral canina. A ação será das 8h às 16h, na Rua Galdino de Souza, na ATI no bairro Vila Nova Prudente.

O órgão alerta sobre os sinais e sintomas da leishmaniose. No cão são os seguintes: emagrecimento, fraqueza, queda de pelo, vômito, febre regular, crescimento das unhas e feridas que não cicatrizam.

“Caso o animal apresente esses sintomas, ele deve ser levado ao CCZ para que passe por exame para diagnóstico da doença”, informa.

Já no humano, os sintomas são os seguintes: febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal, pois a doença pode aumentar o fígado e o baço, diarreia, e, em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.

- 1ª Feira de Adoção de Animais:

No sábado (15/02), o CCZ também promove a 1ª Feira de Adoção de Animais das 9h às 15h, no estacionamento do Makro Atacado. São animais regatados na área central e em bairros da cidade. A população poderá adotar cães e gatos adultos e também filhotes.

Fonte: Secretaria de Comunicação