O prefeito Nelson Bugalho inaugurou nesta terça-feira (04/02), com a presença do titular da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o primeiro Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) da região de Presidente Prudente.

O espaço, que fica no Hospital Veterinário do Parque Ecológico Cidade da Criança, será responsável por receber animais silvestres vítimas de atropelamentos ou mesmo decorrentes de tráfico de animais. No Cetas, todos receberão os devidos cuidados até terem condições de serem reinseridos em seu habitat natural. Quando isso não for possível, os mesmos serão encaminhados a zoológicos.

O secretário da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella, lembrou que antes os animais eram levados à região de Assis, Campinas ou até mesmo para capital. “O Cetas era uma demanda de alguns anos, uma preocupação do Governo que, por meio do prefeito Nelson Bugalho, buscou a viabilizar a implantação. Gostaríamos de contar com a parceria de todos”, pontuou.

A diretora superintendente da Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), Clara Ferraz, ressaltou que para a empresa é um orgulho muito grande inaugurar o Cetas. “Em breve, entregaremos todos os equipamentos. A obra faz parte de uma série de iniciativas feitas pela Cart, ao longo de dez anos. A preocupação e o cuidado com a fauna e a flora fazem parte da cultura da Cart. A inauguração é um marco ao meio ambiente, ao município e a toda região. Temos certeza que estamos no caminho certo”.

Presente no evento, o deputado Mauro Bragato avaliou a inauguração do Cetas como uma parceria de vários órgãos que o “Município com habilidade e competência soube fazer acontecer”. Já o presidente da Câmara, Demerson Dias, parabenizou o prefeito e a Cart pela preocupação com o meio ambiente e todos os funcionários, que já faziam o trabalho antes mesmo do Cetas se tornar realidade. “Agora, a parceria com a Cart fará a diferença”, emendou.

O presidente da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), Djalma Weffort, enalteceu a inauguração do Cetas, como de extrema importância para melhorar a situação de animais silvestres vítimas de atropelamentos, tráfico e incêndios, “onde agora poderão ter conforto”. “Acreditávamos que será uma conquista distante, mas graças ao prefeito ambientalista conseguimos em tempo ágil. Parabéns ao Executivo e as parcerias”.

O secretário de Estado agradeceu aos prefeitos presentes no evento pelo espírito de parceria e definiu a união como uma somatória de esforços, para melhores resultados. “É possível o desenvolvimento conviver de forma harmônica com o meio ambiente. Um gesto como o de hoje é o caminho, que devemos buscar. Parabéns a todos os envolvidos. Que possamos preservar o meio ambiente, com muito carinho e dedicação”, disse.

O prefeito lembrou que a Cidade da Criança conta com 152 hectares, sendo que cerca de 100 são de mata atlântica com ampla biodiversidade. “Agora, Prudente e região têm um Cetas, onde os animais serão recolhidos e tratados. Precisaremos da colaboração dos municípios, que também trarão animais resgatados para o Cetas. Inclusive, estamos em tratativas com o DER [Departamento de Estadas de Rodagens], que trará os animais resgatados, naquilo que compete ao órgão, para o Cetas. Parcerias necessárias para mantermos o serviço”.

Por fim, Bugalho pontuou que o Cetas deverá prestar homenagem póstuma a uma pessoa muito engajada nas causas ambientais, que foi parceiro do ‘Amicão’, sendo Jorge Matsuda. “Vamos encaminhar um projeto de lei à Câmara, que tenho certeza que será prontamente aprovado. Será uma homenagem singela de Prudente e região”. No ato, estiveram presentes a esposa e a filha, Júlia e Aline Matsuda.

Além dos citados, a inauguração contou com a presença dos prefeitos de Narandiba e Paraguaçu Paulista, Itamar dos Santos e Almira Garms, respectivamente, vice-prefeito Douglas Kato, secretários municipais, do capitão da Polícia Ambiental, Júlio César Cacciari, das funcionárias do Cetas, sendo a médica veterinária, Érica Silva Pellossi e a bióloga Isabela Alves de Lima, entre outras, bem como, de representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), de vereadores e do deputado Ed Thomas.