Neste sábado (30/11), é o ‘Dia D’ da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que tem como público-alvo os jovens de 20 a 29 anos. No dia, apenas algumas unidades ficarão abertas das 8h às 17h. São elas: Ana Jacinta, Cohab, Belo Horizonte, Brasil Novo, CS1 (Centro de Saúde 1), Guanabara, João Domingos Netto, Santana e Vila Real.

Conforme explica a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, as unidades abertas atenderão todos os munícipes, e não apenas aqueles do território. Ela pontua ainda que são locais estratégicos que normalmente registram maiores números de atendimentos.

“Devido à baixa procura no Dia D da primeira etapa da campanha, achamos por bem manter abertas somente as unidades estratégicas, que serão suficientes para atender toda demanda”, pontua.

Segundo dados da VEM, até o momento, 644 pessoas de 20 a 29 anos passaram pelas unidades de saúde. Deste total, 307 têm entre 20 e 24 e a outras 337 entre 25 a 29. Do montante, apenas 283 precisaram tomar a vacina, já que as demais estavam com a situação vacinal em dia. Dessas, 126 têm entre 20 e 24 e as outras 157 têm entre 25 e 29.

Vale lembrar que embora a campanha seja destinada para 20 a 29 anos, os munícipes de todas as idades podem comparecer a uma unidade de saúde para consultar a situação vacinal.

Fonte: Secretaria de Comunicação