Na noite desta terça-feira (08/10), o Core-SP (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo) realizou na Inova Prudente a palestra sobre “Liderança & Protagonismo”, apresentada pelo filósofo, escritor, ensaísta e palestrante Luiz Felipe Pondé. O evento teve como objetivo valorizar e desenvolver a categoria profissional dos representantes comerciais do município de Presidente Prudente e região.

Muitos líderes não têm respostas efetivas tão valorizadas no mundo executivo, pela dificuldade de se ter uma compreensão clara do que está acontecendo nos diferentes cenários (tanto internos quanto externos) e influenciar as pessoas no alcance de grandes resultados. Para aqueles profissionais, que querem um alto desempenho e um papel de liderança, é necessário estar sempre atualizado em sua área de atuação e todo o mais a respeito.

Durante a palestra, Pondé ressaltou a questão de nossas ações no ambiente profissional e pessoal. Ele revela que iniciativa e coragem devem ser trabalhada e construída sendo, assim, reconhecida pelo outro. Outro ponto discutido foi o medo, que ele define como ferramenta. O que antes servia como estímulo, ultrapassar os limites e, consequentemente, se tornar um grande guerreiro, hoje é banalizado. Tem-se medo de tudo. Segundo ele, “quem não é protagonista da própria história, não toma as rédeas da própria vida, dá oportunidade para que outro o faça no seu lugar. Será sempre fraco, covarde. O medo é o atalho para a escravidão”.

Espectador da palestra, João Vitor Coutinho conta que ficou surpreso por ter um evento como esse na região e, quando tomou conhecimento, logo fez sua inscrição. Ele ainda acrescenta que a experiência de participar agregou muito para que ele pudesse enxergar questões dos seus atos pessoais e profissionais.

“O que mais me chamou a atenção e posso dizer que ficou incorporado foi quando ele tratou da questão da liderança e dos famosos "puxa-sacos" que existem no ambiente de trabalho. Além disso, ele abordou muito bem, e até senti que foi para mim, à forma como tratamos e buscamos o dinheiro. Se pararmos para analisar, gastamos muitas horas do dia pensando em dinheiro: como ganhar mais, como gastar ou não. E isso é muito real hoje e me fez refletir sobre minhas próprias atitudes” disse Coutinho.

Já o químico Diego Ariça Ceccato, gostou de como a palestra teve conteúdo e fugiu do senso comum. “Ele foge dessa questão motivacional, é uma palestra de muito mais conteúdo, reflexiva, sem dicas mágicas. Ele mostra que não é do dia pra noite que você vai se tornar bom profissional, sendo protagonista, é algo que demanda tempo, dedicação”, frisou Ceccato.

O evento também foi realizado em comemoração ao dia Pan-Americano dos viajantes, agentes e representantes comerciais, e finalizado com entregas de premiações.

Pondé é pós-doutor em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde também é professor de Filosofia e na PUC-SP e ministra aulas de Ciências da Religião.

Fonte: Secretaria de Comunicação