Na manhã desta terça-feira (17/09), cerca de 30 alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Rosy Odetty Roriz Brandão, saíram um pouco da rotina da aula. É que além de ter o conteúdo proferido pelo prefeito Nelson Bugalho, os pequenos, que têm entre nove e dez anos, puderam escolher qualquer tema ligado ao meio ambiente para absorver um pouco mais de conhecimento, bem como tirar todas as dúvidas.

Assim, com o poder da escolha e após minutos de debate, os meninos e meninas quiseram saber um pouco mais sobre poluição. Na oportunidade, o chefe do Executivo, que atuou décadas como promotor de Justiça de Meio Ambiente e professor universitário, explicou o que é poluição e os diferentes tipos, como do ar, visual, sonora, do solo e até mesmo da eletromagnética.

Atentos a todas as explicações, em toda oportunidade os alunos não aguentavam e logo faziam suas perguntas. Entre os mais ‘questionadores’, estava Ederson da Silva Pereira Filho, 10 anos, que disse ter aprendido muita coisa legal e garantiu que não vai mais nem jogar chiclete no chão. “A aula foi ótima. Já conhecia ele [o prefeito] desde o ano passado. Gostei muito da aula”, comentou, empolgado.

A colega da carteira da frente, Joana Souza Gomes, 10 anos, também encheu o prefeito de perguntas. Como resultado final da aula, também afirmou ter aprendido todo conteúdo. “Tem muita gente que polui e mesmo explicando não para. Quando explica com firmeza, a pessoa começa a cumprir. Gostei muito”.

Acompanharam o prefeito na escola a titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sônia Pelegrini, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da pasta, Roseli Furlan, e a diretora da unidade, Ione Cavalcante Espósito.