Com Hino Nacional entoado pela Banda Regimental do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) da Polícia Militar, concomitante ao hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e do Município, pela ordem, hasteadas por Paulo Farina, capitão de Corveta da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio; Carlos Vitor Negri da Silva, tenente coronel da PM e comandante do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia); e Nelson Bugalho, prefeito de Presidente Prudente, teve início a comemoração do feriado de 7 de Setembro, Independência do Brasil, no município.

Após o ato, a capitão tenente da Marinha do Brasil, Kátia Sodaiama, aproximou-se do palanque onde estavam às autoridades para autorização do Desfile Cívico-Militar, que ocorreu na Avenida Washington Luiz, entre as ruas Major Felício Tarabay e Ribeiro de Barros, e reuniu cerca de 3.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, segundo estimativa da Polícia Militar. “Vi muita gente emocionada, senhoras até chorando. As pessoas se emocionam, as crianças gostam, é um momento muito especial”, destacou o prefeito.

Com duração de cerca de uma hora, o desfile contou com a participação de cerca de 400 pessoas que representaram a Delegacia Fluvial de Epitácio, Tiro de Guerra de Prudente, alunos e mães das crianças do Projeto Social Soldado Mirim, 8º Baep, 18º Batalhão de Polícia do Interior, 2ª Companhia de Policiamento Rodoviário, 3ª Companhia de Polícia Ambiental, 14º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Polícia Civil, Grupos de Escoteiros Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela, Tropa Escoteira Mista Phoenix, Ordem Demolay, Ordem Filhas de Jó e Cavalaria da Polícia Militar.

O desfile é anualmente organizado pela Prefeitura e pelo Tiro de Guerra. Para o subtenente do TG, José Cláudio dos Santos, o 7 de Setembro marca uma data em que todos os brasileiros estão unidos em defesa da pátria e como nação soberana. “É uma data que aflora na população o patriotismo, o civismo, e que representa nossa soberania e autonomia política”, ressaltou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o chefe do Executivo acrescentou que a intenção do desfile é não deixar que o espírito cívico pereça entre a população. “Reunimos milhares de pessoas e tenho certeza que a Parada Festiva de 14 de Setembro [em comemoração ao aniversário de 102 anos da cidade] será ainda maior. Não podemos deixar de comemorar ambas as datas, não podem ser esquecidas pela população prudentina”, finalizou.

Além dos já citados, o desfile contou com a presença dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, do presidente da Câmara Demerson Dias e dos vereadores Adão Batista, Anderson Silva, Elza Alves Pereira e Pereira, Mauro Neves, Wellington de Souza Neves, e representantes de Alba Lucena e Izaque Silva, bem como demais representatividades militares, civis, entre outras.