A Fundação Inova Prudente recebeu nesta segunda-feira (15/07), a visita do coronel da Polícia Militar, Adilson Luís Franco Nassaro, do tenente-coronel Luiz Gustavo Toaldo Pistori, do 1º tenente Anderson Garrido Scaoni, do soldado Juscelino Fortes Trindade Júnior e do coronel reformado Sílvio Saraiva. No local, os militares foram recepcionados pelo diretor-presidente Bruno Garcia Carnelóss, e pelo titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi.

Durante o encontro, entre os assuntos tratados, foi abordada a implantação do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da Polícia Militar na Inova Prudente. Segundo Alessi, o espaço permitirá que a Fundação mobilize recursos, sendo equipamentos, mentorias, cursos, aquisição de softwares, entre outros, para auxiliar a Polícia a continuar desenvolvendo e ampliando o Sistema Órion, que teve início em Prudente.

Conforme o secretário, este pode ser o primeiro NIT da Polícia no Brasil que já nascerá na Inova. “A expectativa é que em 30 dias tenham início as tratativas entre os setores jurídicos que devem articular o documento para permitir esse apoio”, informa.

Alessi diz ainda que para Polícia, o NIT permitirá que os oficiais e a equipe de TI (Tecnologia da Informação) recebam toda infraestrutura para continuar ampliando, aprimorando e desenvolvendo o Sistema Órion. À Administração Pública, ele revela que trata-se de um desafio por ser o primeiro núcleo no Brasil.

“Estamos otimistas, porque a PM tem um setor de inteligência e inovação, um sistema desenvolvido em Prudente e encaramos isso como estreitamento ainda maior entre o Governo e PM. A expectativa é que essa solução, já usada por dezenas de cidades, possa ser utilizada no Estado todo”, pontua.

Além de tratar sobre o NIT, o coronel Franco conta que está há dois anos em Prudente e que sempre ouviu comentários sobre a “audácia” da municipalidade na construção da Inova “visando um futuro melhor, valorizando a inovação e a tecnologia e investindo na formação e capacitação dos jovens e, além de tudo isso, uma parceria profícua com a Polícia, tudo objetivando o desenvolvimento de Prudente e região”.

O coronel ressalta ainda que a PM já trabalha de forma conjunta com a Inova e o que se propõe agora é a formalização da parceria com o protocolo de intenções, “para que possamos executar alguns recursos, inclusive municipais, para uma causa comum que é o fortalecimento da segurança pública com base no funcionamento do Sistema Órion”.

“O Órion já demonstrou ser uma inovação extraordinária para prevenção criminal, cuidando de problemas sociais, não necessariamente policiais, mas que não tiveram bom encaminhamento ou tratamento e que podem se agravar e se tornar casos de Polícia. O sistema permite envolvimento de vários órgãos públicos para solucionar problemas que se não tiverem bom tratamento, podem se tornar caso de Polícia. Estamos investindo em prevenção com o Município e queremos formalizar com a Inova um protocolo específico de intenções”, conclui.

A visita foi acompanhada ainda por Marcelo Rosa e pela professora Paulina Paulino, além de outros militares.

Fonte: Secretaria de Comunicação