O prefeito Nelson Bugalho acompanhou nesta terça-feira (18) o trabalho de conscientização ambiental realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semea) e a Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). Os cooperados percorreram a Rua Quintino Bocaiuva, na Vila Marcondes e adjacências.

Na ocaisão, o prefeito conversou com os cooperados, falou sobre a importância do trabalho educativo de orientação dos moradores a respeito da separação correta dos materiais, que visa ampliar a coleta de resíduos recicláveis, que gera trabalho e renda.

O trabalho consiste na entrega de panfletos e orientações sobre a separação de resíduos recicláveis. A primeira etapa será concluída nesta sexta-feira (21). Ainda neste ano, novos bairros serão visitados, do dia 11 ao dia 22 de setembro; e do 6 ao dia 17 de novembro, conforme cronograma da Semea.

A ação é resultado da parceria entre a Semea, Cooperlix e a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Hiegiene Pessoal, Perfumaria e Cosmésticos). O trabalho de abordagem educativa da Campanha ‘Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem Trabalho e Renda, terá duração de aproximadamente um ano, vai até abril de 2018.

O trabalho engloba a entrega de panfletos de casa em casa, fornecer orientações aos moradores, entrega de camisetas aos cooperados, distribuição de imã de geladeira, com data da coleta seletiva no bairro visitado, entre outros.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o convênio firmado com a ABIHPEC, não tem custos para o município. A ação visa conscientizar sobre a importância de separar corretamento os resíduos e aumentar a coleta seletiva.

Segundo ele, a inteção é dobrar a quantidade de materiais coletados. Atualmente a Cooperlix coleta por mês 200 toneladas de resíduos recicláveis. A expectativa é de atingir 500 toneladas de recicláveis, por mês através dessa conscientização.

O convênio com a ABIHPEC abrange diversas ações, como pesquisa e apoio ao trabalho ambiental, entre outras conquistas para os cooperados como uma esteira, e uma prensa.A parceria visa auxiliar na logística reversa e contribuir com as ações de encerramento do lixão.