Jardins Leonor, Cobral, Panorâmico e Residencial 3º Milênio. Esses são os três bairros que agora contam com uma ESF (Estratégia de Saúde da Família) para atender exclusivamente as famílias que neles habitam. Isso porque o Governo Municipal inaugurou, nesta terça-feira (27/09), a ESF do Jardim Leonor, onde está instalada a 21ª equipe de estratégia de saúde da família que será responsável em atender cerca de mil famílias, o que compreende aproximadamente 4 mil pessoas.

Na oportunidade, o pastor Alexandre Rodrigues foi o responsável em dar a palavra aos presentes. “Que este posto de atendimento as famílias seja uma extensão dos braços de Deus. Que a família que aqui vier possa sair daqui satisfeita, que possa entender que a unidade vai aliviar sofrimentos, ajudar pessoas a tomarem rumo e vai auxiliar tanto física como mentalmente, emocionalmente e por que não espiritualmente?”, disse.

A enfermeira gerente que será responsável pela unidade, Adriane Simone Santana Santos, revelou estar muito feliz em estar à frente da unidade e disse aos moradores presentes que todos os funcionários farão o melhor a população local. “Um novo desafio em minha vida. Eu e todos os funcionários estamos animados e com vontade de darmos o nosso melhor”, pontuou.

A assessora de Secretaria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sílvia Alves Dutra de Souza, lembrou que até 2008 Prudente contava com 11 equipes de estratégia de saúde da família e que hoje já conta com 21. Disse também que até dezembro o número aumentará para 24, o que representará “quase 150% de cobertura de atenção básica em saúde”. “Isso é fazer saúde com eficiência”, enalteceu.

Sílvia disse ainda que a equipe que será responsável por gerir a unidade tem experiência na Rede Municipal de Saúde. “Mostraram competência, por isso estão aqui hoje. São funcionários que já prestaram serviço no Pronto Atendimento. Os moradores serão atendidos da melhor maneira possível”.

O prefeito licenciado, Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, que também marcou presença na inauguração, pediu a todos que reflitam sobre a mensagem deixada pelo pastor Alexandre e que a coloquem em prática.

O prefeito em exercício, Marcos Vinha, também disse que todos devem refletir sobre a mensagem deixada. Além disso, agradeceu aos moradores do bairro e afirmou que mais uma vez o Governo cumpre um compromisso assumido. Já aos funcionários que vão gerir a unidade, pediu que cuidem bem de todos, “desde a criança ao idoso que precisar de cuidados”.

A moradora do Jardim Panorâmico, Maria Conceição Macedo Latorre Diez, 63 anos, que foi a primeira cadastrada no sistema da ESF do Jardim Leonor, parabenizou o Governo pela inauguração da ESF e afirmou que era o que estava precisando no bairro. “Estava indo à unidade do [Jardim] Villa Real. Agora, com a unidade no bairro, facilitará mais a nossa vida. Só temos a agradecer”, concluiu.