A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2024 ‘Paz no trânsito começa por você’ aconteceu na manhã desta terça-feira (07/05), na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” do Centro Cultural Matarazzo, promovida pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob).

O evento contou com a presença do secretário da pasta, Cezar Adriano Gardim, da superintendente regional do Detran-SP, Aline Pires Batalha, dos vereadores Joana D’arc e Douglas Kato, do tenente Oliveira, representando o 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, e da diretora do Sest/Senat, Cristiane Amaral, que compuseram a mesa.

Rodrigo Turella, que é coordenador de Fiscalização e de Educação para o Trânsito da Semob, conduziu a cerimônia e apresentou a programação preparada para todo o mês. O coordenador também trouxe alguns dados sobre o cenário nacional e de Presidente Prudente.

Turella ainda mostrou os programas e ações que têm sido realizadas pela Semob ao longo dos últimos anos para a promoção de um trânsito mais seguro, que resultaram em números positivos ao longo dos anos.

Entre os números apresentados, estão as mortes no trânsito de Presidente Prudente entre 1996 e 2022 e o número de veículos inscritos na cidade. Em 1996, o município registrou 47 óbitos. Em 2022, último ano registrado o sistema, foram 29 vítimas fatais. O menor número foi em 2017, com 17 mortes.

Já os veículos em Prudente subiram de 86.340 em 2006 para 183.507 no ano de 2022. Conforme Turella, apesar da quantidade de veículos mais que dobrarem no recorte do período, os registros de óbitos não acompanharam a estatística, pelo contrário, diminuíram.  “A partir de 2016, a Semob iniciou uma série de ações de prevenção e de mobilidade urbana, como a instalação de radares, modernizações, programas de educação e fiscalização, que geraram a modificação da conduta dos motoristas, refletindo nos números”, comentou.

Ainda conforme o coordenador, 60% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vitimados por sinistros de trânsito, que custam cerca de R$ 50 bilhões por ano para os cofres públicos.

O secretário da Semob, Cezar Gardim, ressaltou que a pasta se esforça diariamente para melhorar esses índices e oferecer à população melhores condições de trafegabilidade. “Em 2023, Prudente esteve entre os três melhores índices do estado em mobilidade urbana, considerando cidades do mesmo porte”.

A vereadora Joana D’arc parabenizou a equipe da Semob pelo trabalho realizado, principalmente em relação ao programa Agente Mirim. “Crianças são multiplicadoras do conhecimento”.

Representando o 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente Oliveira comentou sobre a banalização das mortes no trânsito e a falta de empatia.

“O trânsito mata muito mais por ano do que as mortes das catástrofes naturais e da covid, por exemplo, mas as pessoas não se comovem mais. Já estão acostumadas. Precisamos trabalhar para que esse comportamento seja mudado. 90% das mortes no trânsito são evitáveis”, declarou.

Sequência no cronograma

Na tarde desta terça-feira, a equipe da Semob visitou novamente o Hospital de Esperança em mais uma ação do Maio Amarelo, em parceria com a Stetsom.

Ao longo das semanas, a pasta realizará diversas ações.