A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), promoveu mais uma ação relacionada à Campanha ‘Maio Amarelo - Paz no trânsito começa por você’, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (06/05), em frente ao Paço ‘Florivaldo Leal’, para conscientizar motoristas sobre as vagas de estacionamento reservadas a idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O ato contou com a participação do vereador Douglas Kato, vitimado por um acidente de trânsito há 20 anos, que relatou um pouco da sua história e das dificuldades cotidianas em relação às vagas adequadas para sua mobilidade. Também participaram idosos assistidos pelo CRI (Centro de Referência do Idoso) FelizIdade e pela Apiv.

Já a Semob foi representada pelo coordenador de Fiscalização e de Educação para o Trânsito, Rodrigo Turella, e pelos seus agentes de trânsito. A administração municipal foi representada pelo chefe de gabinete, Geraldo Gomes. A Defesa Civil Municipal esteve presente com o coordenador, Renato Gouveia.

Conforme os dados da Semob, Presidente Prudente conta com 168 vagas reservadas para idosos e mais 216 para deficientes, considerando toda a cidade. Para simbolizar a utilização adequada dessas vagas, a Semob ocupou os espaços defronte o Paço Municipal com cadeiras de rodas e placas.

Cabe ressaltar que, primeiro trimestre de 2023, foram aplicadas 50 multas por estacionar nas vagas de idosos e 73 em vagas de deficientes. Já no mesmo período de 2024, foram registradas 50 multas por estacionar em vagas de idosos e 76 de deficientes. O valor da multa é R$293,47 e mais sete pontos na CNH.

Sequência no cronograma

A abertura oficial da ‘Campanha Maio Amarelo 2024 - Paz no trânsito começa por você’ será realizada nesta terça-feira, dia 07 de maio, às 9h, na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo. A solenidade contará com a presença do secretário da Semob, Cezar Adriano Gardim, e da superintendente regional do Detran-SP, Aline Pires Batalha.