Cerca de 20 alunos do 1° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão, que fica no Conjunto Habitacional Ana Jacinta participaram da oficina de trânsito do Cidadescola realizada na tarde desta quinta-feira (26/04) no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE) que funciona no Aeroporto de Presidente Prudente. Trata-se da primeira atividade deste ano viabilizada através da parceria entre Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Polícia Militar. Na oportunidade, as equipes realizaram a orientação das crianças em relação à utilização dos equipamentos de resgate. As crianças também puderam conhecer o interior do helicóptero Águia.

“A iniciativa do município é importante para que os alunos passam a ter uma visão diferente da Polícia Militar através desta aproximação”, destaca o cabo Rodrigo Soares Felix. Ele ressalta ainda que este contato incentiva a mudança no comportamento com noções de respeito às regras e em relação à disciplina no dia a dia”, explica Com isso, através da visita os alunos têm a oportunidade de conhecer o cotidiano dos policiais que realizam o patrulhamento aéreo na cidade. A aula realizada no aeroporto foi acompanhada pelos agentes de trânsito da Semav, e equipe de policiais que integram o grupamento.

Conforme a professora do Departamento de Educação no Trânsito da Semav, Nilza de Almeida Bina, as atividades vivenciadas fora da sala de aula contribuem com o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. A iniciativa é importante para que os alunos possam conhecer um meio de transportes diferenciado realizado através do helicóptero Águia da Polícia Militar, que atende ocorrências e realiza salvamentos. Segundo a professora, a visita ao aeroporto desperta a curiosidade das crianças, para que elas possam conhecer de perto uma modalidade de transporte, que geralmente elas tem acesso somente nos livros.

A próxima visita já está agendada para o dia 3 de maio a partir das 13h00 no Aeroporto de Presidente Prudente, desta vez uma nova turma da Escola Municipal Isabel Negrão terá a oportunidade conhecer a Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar. A visita contemplará cerca de 40 alunos do ensino fundamental.