Na primeira semana do mês de abril, ocorreu o Agita Prudente com diversas atividades em alusão ao dia 6 de abril - Dia Mundial da Atividade Física. O evento é inspirado no Agita Mundo e Agita São Paulo. A iniciativa ocorre desde 2010 com a participação da equipe e-Multi (anteriormente NASF) da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, tendo como objetivo a conscientização e incentivo à prática de atividades físicas pela população para promoção de saúde e qualidade de vida.

Nesta ação, que envolveu aproximadamente 150 participantes, foram usados espaços públicos de lazer como praças, quadras de esportes, pistas de caminhadas e as próprias ESFs. As atividades desenvolvidas pelos participantes foram alongamentos, ginástica, danças em rodas, Zumba, caminhadas e jogos lúdicos.

Após as atividades, os profissionais reforçaram com os participantes a importância da prática regular de atividade física, mantendo no mínimo 150 minutos semanais conforme estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para que façam parte do grupo das pessoas consideradas ativas.

As ações foram desenvolvidas dentro dos grupos de atividades físicas, coordenados pelo profissional de Educação Física Carlos Alberto Dussilek, e as fisioterapeutas Manuela De Mattos Fioroni e Fernanda Correa Yamashita.

Os grupos estão vinculados as ESFS apoiadas pela e-MULTI, sendo elas: Alvorada I, II, II, Humberto Salvador I e II, Maracanã, Montalvão, Morada do Sol e Primavera.

Fonte: Secretaria de Comunicação