O Centro Cultural Matarazzo recebe a partir do dia 06 de fevereiro a exposição do Salão Nacional de Graffiti ‘Walls and Streets’. A abertura oficial acontecerá nesta terça-feira, às 19h, na Galeria Takeo Sawada, com a presença de artistas, DJs, sorteio de obras de arte, além de um acervo com diversas obras.

A exposição, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e organizado pelo projeto Leitura Campeã, será composta por obras de artistas selecionados, grandes nomes do grafite nacional: ADZ, Biza, Destro, Estúdio Baleia, Fuxa, Genesis, Itamar Xavier, Índio, João Célio, Joka, Jhon, Osmose, Preto TNA, Striker e Zaca.

De acordo com Itamar Xavier, um dos artistas participantes da exposição e responsável pela curadoria, um dos objetivos do ‘Salão’ é misturar estilos, técnicas e conceitos de grafiteiros reconhecidos, veteranos e novos, com obras que contemplarão diversas técnicas, como pintura, gravuras, dioramas , street art e instalação. A mostra traça uma trajetória que vem desde o início da cultura do grafite, em Nova York, e reúne diversas gerações de artistas, todos de alto nível técnico, sejam nomes consagrados ou novos talentos.

Ainda conforme Itamar, a exposição tem por objetivo valorizar a arte do grafite, que é um tipo de arte urbana caracterizada pela produção de desenhos em locais públicos, como paredes, edifícios e ruas, etc, bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando os espaços públicos.

Os interessados poderão visitar a mostra até dia 06 de março de 2024. O Centro Cultural Matarazzo abre de segunda a sábado, das 8h30 às 22h. Aos domingos e feriados, a partir das 16h.